A pesquisa colaborativa e suas contribuições para a formação dos futuros professores: o que dizem os graduandos

Autores

  • Ana Maria Mendes Sampaio Universidade Federal de Ouro Preto
  • José Rubens Lima Jardilino Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v17n1.8452

Palavras-chave:

Pesquisa colaborativa. Formação dos graduandos. PIBID.

Resumo

Este texto tem por objetivo discutir sobre as experiências formativas de graduandos na pesquisa colaborativa intitulada: “Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica: estudo exploratório sobre contribuições do PIBID.” As análises apresentadas são resultados de um levantamento realizado junto aos graduandos de Pedagogia, História e Letras da UFOP – Universidade Federal de Ouro Preto por meio de um questionário aberto. A interação dos diferentes aspectos abordados nas falas dos graduandos aponta para se pensar a formação discente interligada à profissão docente, por meio da pesquisa. Ou seja, é preciso levar em conta as situações concretas e os problemas enfrentados no interior da escola, além de perceber a prática dos professores supervisores do PIBID como campo importante de investigação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Ana Maria Mendes Sampaio, Universidade Federal de Ouro Preto

Mestre em Educação – Universidade Federal de Ouro Preto. MG, -Brasil

 


José Rubens Lima Jardilino, Universidade Federal de Ouro Preto

Publicado

2018-04-04

Como Citar

SAMPAIO, Ana Maria Mendes; JARDILINO, José Rubens Lima. A pesquisa colaborativa e suas contribuições para a formação dos futuros professores: o que dizem os graduandos. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 186–201, 2018. DOI: 10.5585/cpg.v17n1.8452. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/cadernosdepos/article/view/8452. Acesso em: 20 set. 2024.