As pesquisas sobre Fies, Reuni e Prouni registradas no banco de teses da Capes: discutindo o financiamento da educação superior no Brasil

Autores

  • Celia Maria Haas Unicid
  • Rosangela da Silva Pardo Universidade Nove de Julho

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v15n0.6781

Palavras-chave:

Programas de financiamento. Educação superior. PROUNI.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de apresentar a revisão de literatura sobre o Programa Universidade para Todos (Prouni) e os programas de financiamento para educação superior no Brasil, quais sejam, Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), no intuito de conhecer o que se tem discutido acerca do tema financiamento para educação superior ao longo dos últimos anos no Brasil. Os resultados indicam que os referidos programas enfrentam contradições e dividem a opinião dos pesquisadores. A primeira abordagem identificada discute eventuais contribuições dos programas para ampliação do acesso à educação superior, bem como a democratização dessa modalidade de ensino, e a outra abordagem agrupa argumentos críticos e busca evidenciar o movimento de privatização e mercantilização da educação superior no Brasil, induzida por programas governamentais.

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Biografias Autor

Celia Maria Haas, Unicid

Professora Doutora pela PUC atua no Programa demestrado em educação na Unicid.

Rosangela da Silva Pardo, Universidade Nove de Julho

Mestre em educação Unicid e professorana diretoria de exatas na Uninove.

Publicado

2016-11-01

Como Citar

HAAS, Celia Maria; PARDO, Rosangela da Silva. As pesquisas sobre Fies, Reuni e Prouni registradas no banco de teses da Capes: discutindo o financiamento da educação superior no Brasil. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 15, p. 23–50, 2016. DOI: 10.5585/cpg.v15n0.6781. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/cadernosdepos/article/view/6781. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

Secção

Artigos