Para além das críticas: acolhimento, aceitação e espaços de diálogo. a contribuição dos projetos esportivos de ONGs na educação e formação humana de adolescentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v20n1.18525

Palavras-chave:

adolescente, esporte, ONG, pensamento complexo

Resumo

O presente artigo resulta de pesquisa de mestrado e propõe reflexões sobre adolescentes participantes de projetos esportivos em Organizações Não Governamentais (ONGs). O significado que essas instituições têm para eles configura o objeto da investigação. A compreensão dos adolescentes sobre a influência dessas organizações em sua educação e formação humana caracteriza o contexto das reflexões, que se fundamentam teoricamente no pensamento complexo. Essa forma de pensar sugere uma educação aberta e inclui o sujeito no processo. Por meio da realização de entrevistas abertas com 23 adolescentes de três ONGs de São Paulo e região, produziu-se inferências sobre o objeto investigado, caracterizando o estudo como qualitativo. Os resultados indicam que os adolescentes percebem as ONGs como espaços de educação e formação humana, sobretudo pelo acolhimento dado a eles, pela afetividade nas relações e pelas estratégias educacionais utilizadas, com destaque para os professores como maiores responsáveis por esses aspectos.

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Biografia Autor

Ângela de Carvalho Bernardes, Universidade Nove de Julho – UNINOVE

Mestra em Educação

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Publicado

2021-06-29

Como Citar

BERNARDES, Ângela de Carvalho. Para além das críticas: acolhimento, aceitação e espaços de diálogo. a contribuição dos projetos esportivos de ONGs na educação e formação humana de adolescentes. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 176–188, 2021. DOI: 10.5585/cpg.v20n1.18525. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/cadernosdepos/article/view/18525. Acesso em: 20 set. 2024.

Edição

Secção

Artigos