A evasão escolar na educação profissionalizante técnica

Autores

  • Marcelo Beneti Universidade Cidade de São Paulo
  • Lucia Villas Boas Universidade Cidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v17n1.7491

Palavras-chave:

Evasão Escolar. Curso Técnico. Educação.

Resumo

O presente trabalho trata-se de uma pesquisa em desenvolvimento que se propõe a estudar o assunto evasão escolar, pois é preocupante em todos os graus de ensino e em diferentes sistemas educacionais. Deste modo este texto tem como objetivo principal evidenciar motivos que levam a evasão escolar na educação profissionalizante técnica em uma escola pública municipal de São Caetano do Sul - SP. A realização deste trabalho demandou o uso de revisão bibliográfica, de forma qualitativa a qual leva à constituição do quadro teórico, do conjunto de definições, princípios, categorias etc. Observou-se que são variados os motivos de evasão escolar como exemplo menciona-se, condições socioeconômicas, culturais, geográficas, programas didático–pedagógicos e também por muitas vezes a baixa qualidade do ensino. Conclui-se que entre alunos que desistem do curso técnico ressaltam que tinham dificuldades para se dedicar ao curso, pois devido a vida difícil a maioria precisava trabalhar e acabavam sem tempo para acompanhar as disciplinas do curso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Beneti, Universidade Cidade de São Paulo

Mestrando em Formação de Gestores Educacionais, pela  Universidade Cidade de São Paulo. Professor da Educação Técnica Profissionalizante da Rede Municipal de São Caetano do Sul. Professor de Ensino Médio e Técnico do Centro Paula SouzaSão Caetano do Sul – SP - Brasil

Lucia Villas Boas, Universidade Cidade de São Paulo

Professora do Programa de Mestrado em Educação Acadêmico e Profissional da Universidade Cidade de São Paulo - Doutora em EducaçãoSão Paulo – SP – Brasil

Downloads

Publicado

04.04.2018

Como Citar

BENETI, Marcelo; VILLAS BOAS, Lucia. A evasão escolar na educação profissionalizante técnica. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 157–168, 2018. DOI: 10.5585/cpg.v17n1.7491. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/cadernosdepos/article/view/7491. Acesso em: 20 set. 2024.