História de vida na voz de um educador-pesquisador em formação
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v15n0.3356Palavras-chave:
História de vida. Gestão escolar. AutoformaçãoResumo
Estudo que busca compreender a percepção e a transformação do gestor-pesquisador sobre a formação docente. Para isto realizou-se uma investigação científica qualitativa do tipo etnográfica, em que o autor se inseriu como pesquisador participante. As abordagens narrativas e autobiográficas evocadas a partir da imersão no campo, trazidas pelos professores colaboradores da pesquisa, possibilitaram novas compreensões das práticas pedagógico-administrativas ao gestor escolar, além da visibilidade de diferentes dinâmicas interativas, nas quais refletiram na trajetória de vida do gestor. No entanto, como gestor-pesquisador-reflexivo, com a escuta ao professor de um outro lugar, na Terapia Cultural, romperam-se as hierarquias, permitindo-lhe o reconhecimento de portador de uma história de vida sedimentada na experiência formadora do profissional e do pessoal como aspecto indissociável, propiciando a reflexão sobre a experiência autoformadora na constituição do sujeito e de sua identidade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
01.11.2016
Como Citar
DANTAS, Lúcio Gomes. História de vida na voz de um educador-pesquisador em formação. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 15, p. 93–113, 2016. DOI: 10.5585/cpg.v15n0.3356. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/cadernosdepos/article/view/3356. Acesso em: 14 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos