O abalo educacional na primeira onda do COVID-19

Autores

  • Renata Barbosa Del Ducca Faculdade Dom Alberto
  • Éderson José de Vasconcelos Universidade Federal de Alfenas – Unifal

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v20n2.20065

Palavras-chave:

pandemia, ensino remoto, coronavirus, educação

Resumo

O presente artigo tem por objetivo investigar aspectos da educação perante a nova forma de trabalho remoto das escolas de ensino regular durante o primeiro momento de adaptação à pandemia de Coronavírus. Desta maneira, optamos em fazer a estrutura de nosso estudo apresentando o que foi a pandemia, como ela se alastrou pelo mundo, quais foram as medidas tomadas no Brasil, e posteriormente, realizar o estudo de caso referente ao nosso recorte espacial. O trabalho se deu através de levantamento de dados em forma de entrevista a funcionários que atuam na comunidade escolar na região de Itajubá, Sul de Minas Gerais, no período compreendido entre março e novembro de 2020.  Como a pandemia ainda faz com que a educação trabalhe de forma remota sem previsão de retomada das atividades presenciais, alcançamos alguns resultados prévios do impacto inicial no setor educacional.

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Biografia do Autor

Renata Barbosa Del Ducca, Faculdade Dom Alberto

Pós-graduada em Gestão Escolar

Éderson José de Vasconcelos, Universidade Federal de Alfenas – Unifal

Mestre em História Ibérica

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Publicado

09.12.2021

Como Citar

DEL DUCCA, Renata Barbosa; VASCONCELOS, Éderson José de. O abalo educacional na primeira onda do COVID-19. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 4–16, 2021. DOI: 10.5585/cpg.v20n2.20065. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/cadernosdepos/article/view/20065. Acesso em: 20 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos