O uso da canção popular na experiência filosófica em sala de aula

Autores

  • José Edson da Silva Diniz UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v7n0.1920

Palavras-chave:

Filosofia. Ensino Médio. Música popular brasileira.

Resumo

A volta da Filosofia como disciplina obrigatória aos currículos escolares do Ensino Médio gerou uma discussão cada vez mais intensa sobre o que e como ensinar essa matéria na Educação Básica. A escassez de materiais didáticos e a dificuldade que a Academia tem de aproximar-se do público externo, em especial dos jovens estudantes, são apenas alguns dos obstáculos a serem enfrentados pelos professores. Este trabalho tem por objetivo sondar as possibilidades e implicações do uso de canções do repertório popular brasileiro como ferramentas auxiliares para o ensino de Filosofia. Para isso, recorremos à contribuição de diversos educadores nesse assunto, em especial os que desenvolveram o processo de “experiência filosófica em sala de aula”. Nessa abordagem, apresentamos algumas propostas concretas de utilização de canções como ponto de partida para a experiência do filosofar em sala de aula. A canção popular, utilizada como recurso de sensibilização “preparatória” para a experiência filosófica, tem um grande potencial de aproximação com questões filosóficas presentes no cotidiano de seus ouvintes. O professor, atento a essas questões, poderá desenvolver o processo ensino-aprendizagem de uma forma lúdica, agradável e prazerosa para os educandos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Edson da Silva Diniz, UFSCar

Licenciado em Filosofia – UniFAI. Graduando em Licenciatura Plena em Educação Musical – UFSCar. Professor de Filosofia na rede estadual de ensino de São Paulo. Instrutor de Música no Colégio Espanhol Miguel de Cervantes. São Paulo – SP [Brasil]

Downloads

Publicado

15.09.2009

Como Citar

DA SILVA DINIZ, José Edson. O uso da canção popular na experiência filosófica em sala de aula. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 7, p. 163–170, 2009. DOI: 10.5585/cpg.v7n0.1920. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/cadernosdepos/article/view/1920. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos