Língua inglesa no Brasil, reformas educativas e métodos de ensino: aspectos de uma trajetória disciplinar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v18n2.14594

Palavras-chave:

Língua inglesa, Disciplinas escolares, Ensino-aprendizagem de línguas

Resumo

O presente artigo expõe brevemente a trajetória da língua inglesa como disciplina escolar no Brasil, para que possamos, assim, entender aspectos de sua inserção, suas características e finalidades no decorrer da história de sua inclusão em processos de escolarização. Por meio da pesquisa bibliográfica histórica, são expostos também aspectos de reformas ocorridas no âmbito educacional desde sua inserção nos programas e currículos brasileiros, bem como os diferentes métodos e abordagens concebidos para o seu ensino. Dessa forma, podemos observar que, por vezes, essa disciplina recebe importância no ambiente escolar e em outras é desprestigiada. Tudo indica que, mesmo decorrido tanto tempo, o ensino da língua sofre mudanças sutis, mas que não são capazes de causar mudanças efetivas no ensino.

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Biografia do Autor

sofia bocca, PUC-PR

Mestranda em Educação pela PUCPR

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Publicado

19.12.2019

Como Citar

BOCCA, Sofia. Língua inglesa no Brasil, reformas educativas e métodos de ensino: aspectos de uma trajetória disciplinar. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 29–48, 2019. DOI: 10.5585/cpg.v18n2.14594. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/cadernosdepos/article/view/14594. Acesso em: 20 set. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Ensino das diferentes áreas do conhecimento nas grandes etapas e modalidades de escolarização