Redes, resistências e as lutas pela educação: uma experiência de diálogo no PPGEDU-UFRGS
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v22n1.23024Parole chiave:
Juventudes, Educação, Redes e Resistência.Abstract
Este trabalho tem como objetivo geral sistematizar as reflexões realizadas durante o seminário Juventudes e Ação Política: individuações, reflexividades e redes de mobilizações. Durante o seminário, as principais temáticas abordadas pelos participantes foram a participação de jovens no movimento estudantil, e as possibilidades de pensar os movimentos sociais de juventude com a juventude. Destacando a própria organização e condução do seminário. A partir das falas podemos destacar dois aspectos que julgamos importantes para o debate sobre a participação da juventude nos movimentos estudantis: o caráter educativo dos movimentos e a formação de uma coletividade juvenil. A metodologia utilizada para a escrita do artigo está baseada nos quatros passos para a sistematização de experiência.
Downloads
Riferimenti bibliografici
GOHN, Maria da Glória. Movimentos sociais e educação. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
GOHN, Maria da Gloria, Teoria dos Movimentos Sociais: paradigmas clássicos e contemporâ-neos. 11 ed. São Paulo. Loyola, 2014
GOMES, Nilma Lino. O movimento negro educador. Saberes construídos na luta por emanci-pação. Petrópolis, RJ: vozes, 2017.
HOLLIDAY, Oscar Jara. Para sistematizar experiências. Tradução de Maria Viviane V. Resen-de. 2ed. Revista. Brasília: MMA 2006.
PORCIÚNCULA, Vanessa. A Educação Popular como meio de (Re)existir. in Reafirmando Direitos: cotas, trajetória e epistemologias negras e quilombolas na pós-graduação. Org. Danda-ra Dornelles [et al] Porto Alegre, Cirkula, 2020.
TOURAINE, Alain. Podemos viver juntos? Iguais e diferentes. Petrópolis: Vozes, 2003.
WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In Iden-tidade e Diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva. Org. Stuart Hall, Kathryn Woodward. Petrópolis, Vozes, 2014.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2023 Os autores
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Condividi allo stesso modo 4.0 Internazionale.