Discussões violências e racismo a partir de uma proposta de educação libertadora com crianças e adolescentes na escola
DOI :
https://doi.org/10.5585/cpg.v18n1.8843Mots-clés :
Violências, Escolas, Decolonialidade, ColonialidadesRésumé
O artigo apresenta resultados de uma pesquisa realizada com e por estudantes pertencentes ao projeto “Hashtag fora Bullying”. Esse projeto nasceu de uma intervenção pedagógica com estudantes participantes do Programa Mais Educação de uma Escola Estadual localizada na Região Metropolitana da Grande Florianópolis/SC. A partir da análise dos questionários aplicados com 215 crianças/adolescentes, materializamos os dados encontrados em gráfi-cos que traçam que corpos são afetados pelo fenômeno Bullying dentro da escola. Refleti-mos, embasados nos em estudos decoloniais, a supressão do conceito de violência a partir da importação do termo “Bullying” para a escola. Como resultados encontramos alto índi-ce de crianças, principalmente meninas negras, vítimas de violências dentro da escola; o fenômeno “Bullying” aparece como uma importação conceitual que oculta as motivações das ações violentas. Por fim, trouxemos para compor as discussões: SANTOS (2010), PASSOS (2014), CRENSHAW (2002), SCHUCMAN (2012), CANDAU (2007), FREIRE (2006;1983), RAMOS (1957) e QUIJANO (2010).
Téléchargements
Références
CANDAU, Vera Maria. “Construir ecossistemas educativos – reinventar a escola”. 5. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
CRENSHAW, Kimbelé. Documento para o encontro de especialistas em aspectos da discri-minação racial relativos ao gênero. Estudos Feministas 1711/2002.
IBGE. Censo Demográfico, 2010. Disponível em www.ibge.gov.br
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 4 ed. Rio de Janeiro, Paz & Terra, 2006.
____________. A Pedagogia do Oprimido.14ª ed. Rio de Janeiro, Paz & Terra, 1983.
LONGO, Monique Marques. “Professora, Fala Alguma Coisa Boa Da Educação Pra Gente, Por Favor”: O Impacto Da Violência Escolar No Cotidiano E Na Formação Docen-te.37ª Reunião Nacional da ANPEd – 04 a 08 de outubro de 2015, UFSC – Floria-nópolis.
LUCINDA, Maria da Consolação, NASCIMENTO, Maria dasGraças; CANDAU, Vera Maria. Escola e violência.. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
PAULA E SILVA, Joyce Mary Adam de e SALLES, Leila Maria Ferreira. A Violên-cia no Âmbito Escolar: Considerações Sobre Violência da e na Escola. 2008. 31ª Reunião Anual da Anped.
PASSOS, Joana Célia dos. As Relações Étnico-raciais Nas Licenciaturas: O Que Dizem Os Currículos Anunciados. Poiésis, Tubarão. V.8, n.13, p. 172 - 188, Jan/Jun, 2014.
PEREIRA, Ana Carolina Reis.Violência, Cidadania e Formação de Professores em Direitos Humanos: Uma Articulação Possível?. 37ª Reunião Nacional da ANPEd – 04 a 08 de outubro de 2015, UFSC – Florianópolis.
RAMOS, Alberto Guerreiro. A introdução Crítica à Sociologia Brasileira. Rio de Janeiro. Andes, 1957.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Para Além do Pensamento Abissal: Das Linhas Globais a uma ecologia dos Saberes. In : SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula (Ors). Epistemologias do Sul. São Paulo. Cortez. 2010, p. 23-72.
SCHUCMAN, Lia Vainer. Entre o “encardido” o “branco” e o “branquíssimo”: raça, hierar-quia e poder na construção da branquitude paulistana. Tese (Doutorado - Programa de Pós Graduação em Psicologia. Área de Construção: Psicologia Social). Instituto de Psico-logia da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2012.
SILVA, Marilda da. SCARLATTO, Elaine Cristina. Violência Em Meio Escolar No Bra-sil: Uma Alternativa Formativa Para Professores E Futuros Professores. Rev. Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, SP, Brasil.148
QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do Poder e Classificação Social. In: SANTOS, B. de S.; MENESES, M. P. (Orgs). Epistemologias do Sul. São Paulo. Cortez. 2010. (P. 73-118).
SOUSA, Ana Maria B. Violências, diferença e alteridade: a gestão do cuidado às crianças. Congresso Internacional Multicultural, Núcleo MOVER, 2003.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Cadernos de Pós-graduação 2019
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.