Latim nos feitiços de Harry Potter: alternativa de uso do cinema na educação

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5585/cpg.v20n1.19776

Mots-clés :

educação e cinema, levantamento filmográfico, latim, Harry Potter

Résumé

O objetivo desta pesquisa é identificar as cenas de feitiços dos filmes da saga Harry Potter que podem ser utilizadas como apoio no ensino de Latim. Para tanto, exploram-se quais são as origens e as estruturas do latim uti-lizadas nos feitiços da referida série. O método adotado é a pesquisa filmográfica, com análise de conteúdo dos acha-dos. São encontrados apoios para ensino de etimologia; os casos nominativo, genitivo, acusativo, dativo, ablativo e vocativo; flexões de gênero, número e caso para substantivos e adjetivos; concordâncias; conjugações verbais, tempos verbais, pessoas; outras classes gramaticais; pronúncia; dentre outros. Debatem-se os métodos tradicionais e inovado-res para ensino do Latim e conclui-se que esta proposta de uso de cenas de filmes, assim como outras, oferece con-tribuições no sentido de ilustrar, atrair, concretizar e memorizar o conteúdo trabalhado, de maneira a despertar o interesse dos estudantes pelo seu próprio processo de aprendizagem.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Aline Vieira Malanovicz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

Doutora em Administração

Ana Paula Vieira Malanovicz, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS

Especialista em Psicomotricidade
Mestranda em Educação

Références

AFICIONADOS. 53 feitiços do universo Harry Potter explicados! por Sabryna Esmeraldo. 17 abr. 2020. Disponível em: https://www.aficionados.com.br/feiticos-harry-potter-traduzidos-explicados/. Acesso em 31 mar. 2021.

ALMEIDA, Napoleão Mendes. Gramática Latina: curso único e completo. 30.ed. São Paulo: Saraiva, 2011.

AFICIONADOS. 53 feitiços do universo Harry Potter explicados! por Sabryna Esmeraldo. 17 abr. 2020. Disponível em: https://www.aficionados.com.br/feiticos-harry-potter-traduzidos-explicados/. Acesso em: 31 mar. 2021.

ALMEIDA, N. M. Gramática Latina: curso único e completo. 30. ed. São Paulo: Saraiva, 2011.

ALVES, A. B.; PEREIRA, J. D. de P.; SOUZA, L. C. T. Hoje vamos estudar Latim: uma refle-xão sobre as experiências e dificuldades do ensino da Língua Latina na Monitoria. COIPESU – Colóquio Internacional de Pesquisas em Educação Superior, 4., Anais... 4-6 set. 2017, Eixo 5: Educação, Universidade e Saberes. UFPB – Universidade Federal da Paraíba. Disponível em: https://www.coipesu.com.br/anais. Acesso em: 31 mar. 2021.

AMARANTE SANTOS SOBRINHO, J. Você tem notícia do latim? Prêmio Capes de Teses 2014 - Letras e Linguística. 11 dez. 2014. 1 vídeo (22min57s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=TN_QljVp4Eo. Acesso em: 31 mar. 2021.

AMORIM LIMA, Escola Municipal de Ensino Fundamental Desembargador. Festa da Cultura 2013: encontro com a nossa história. set. 2013. Disponível em: https://amorimlima.org.br/2013/09/festa-da-cultura-2013-encontro-com-a-nossa-historia/. Acesso em: 07 mai. 2021.

ANGREWSKI, E. Utilização do cinema no ensino de Sociologia: o que os professores têm a dizer? Congresso Nacional de Educação (EDUCERE), Curitiba, 12, p. 26-29, out. 2015. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/16742_9708.pdf. Acesso em: 18 set. 2020.

BACICH, L. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Por-to Alegre: Penso, 2017.

BAHIA, A.; SILVA, A. Modelo de produção de vídeo didático para EaD. Revista Renote, n. 15, v. 1, p. 1-10, 2017.

BAND News TV. Escola pública em São Paulo ensina latim e grego para alunos do fundamental. 23 nov. 2017. Disponível em: https://videos.band.uol.com.br/16356360/escola-publica-em-sao-paulo-ensina-latim-e-grego-para-alunos-do-fundamental.html. Acesso em: 07 mai. 2021.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. 3. ed. Rio de Janeiro: Edições 70, 2004.

BERK, A.; ROCHA, M. O uso de recursos audiovisuais no ensino de Ciências. Contexto & Educação, n. 34, v. 107, jan.-abr. 2019. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/7430. Acesso em: 31 mar. 2021.

CALDEIRÃO FURADO. O significado dos feitiços em Harry Potter! 8 dez. 2019. 1 vídeo (19min02s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=LxtK0usLXbY. Acesso em: 31 mar. 2021.

CAMPOS, R. M.; TAMIASSO-MARTINHON, P.; SOUSA, C.; SOUZA, E. T.; ROCHA, A. S. Uso de filmes no ensino de radioatividade: uma estratégia motivadora para aulas do nível médio. Scientia Naturalis, Rio Branco, v. 1, n. 3, p. 193-208, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/SciNat/article/view/2555. Acesso em: 18 set. 2020.

CARVALHO, A. C. de S. Importância da inserção de filmes e vídeos na prática Docente. Peda-gogia – Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), 2017. Disponível em: https://www.ufjf.br/pedagogia/files/2017/12/Import%c3%a2ncia-da-Inser%c3%a7%c3%a3o-de-filmes-e-v%c3%addeos-na-pr%c3%a1tica-docente-no-Ensino-Findamental-I.pdf. Acesso em: 18 set. 2020.

COLUMBUS, Chris. Harry Potter e a Pedra Filosofal (filme). EUA. Warner Bros, 2001. 2h39min.

COLUMBUS, Chris. Harry Potter e a Câmara Secreta (filme). EUA. Warner Bros, 2002. 2h54min.

CORRÊA, P. da C. O latim e o grego em uma escola municipal de Ensino Fundamental. Estu-dos Avançados, São Paulo, v. 32, n. 93, p. 121-125, ago. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142018000200121&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 27 mar. 2021.

COSTA, L. N. Material de Aula do Curso de Latim do NELE-UFRGS. 2019. 103 p.

CUARÓN, Alfonso. Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (filme). EUA. Warner Bros, 2004. 2h22min.

DOMINGUES, N. O papel do vídeo nas aulas multimodais de Matemática Aplicada: uma análise do ponto de vista dos alunos. 2014. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro/SP, 2014. Disponível em: http://www.rc.unesp.br/gpimem/downloads/dissertacoes/domingues_ns_me_rcla.pdf Acesso em: 31 mar. 2021.

DW – Deutsche Welle. Latim volta a ser popular nas escolas e universidades da Alemanha. Por Janine Albrecht, 19 set. 2012. Disponível em:

https://www.dw.com/pt-br/latim-volta-a-ser-popular-nas-escolas-e-universidades-da-alemanha/a-16246030. Acesso em: 31 mar. 2021.

ECA-USP. História e Audiovisual: Circularidades e Formas de Comunicação. Anais do 5o. Coló-quio Internacional de Cinema e História, UFPR, Curitiba, PR, p. 3-6, dez. 2019. Disponível em: http://historiaeaudiovisual.weebly.com/iv-coloacutequio.html. Acesso em: 18 set. 2020.

EL PAÍS. Ler, escrever, contar, respeitar: França volta ao básico na educação. Por Marc Bassets, Paris, 23 nov. 2018. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/11/17/actualidad/1542486423_832733.html. Acesso em: 31 mar. 2021.

EXAME. O que significam, em latim, os feitiços de Harry Potter. Por Felipe Germano, 08 dez. 2016. Disponível em: https://exame.com/casual/o-que-significam-em-latim-os-feiticos-de-harry-potter/. Acesso em: 31 mar. 2021.

FORTES, F. da S. O ensino de latim centrado no uso da língua e na aquisição de competên-cias. PhaoS, v.13, 2013, pp.7-21. Disponível em: https://revistas.iel.unicamp.br/index.php/phaos/article/view/4589. Acesso em: 31 mar. 2021.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970.

FUNDAÇÃO TORINO. Fundação Torino: Escola Internacional. 2018. Disponível em: http://www.fundacaotorino.com.br/ei/. Acesso em: 31 mar. 2021.

GAZETA DO POVO. Iniciativas em escolas no Brasil mostram que o latim não está morto. Por Gabri-el de Arruda Castro, 14 set. 2019. Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/educacao/iniciativas-em-escolas-no-brasil-mostram-que-o-latim-nao-esta-morto/. Acesso em: 31 mar. 2021.

HECK, M. R. D. O ensino de latim no Brasil: objetivos, métodos e tradição. 2013. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/94996/000916477.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 31 mar. 2021.

KÜHL, M. Comentário. 2020. O significado dos feitiços em Harry Potter. 8 dez. 2019. Disponí-vel em: https://www.youtube.com/watch?v=LxtK0usLXbY. Acesso em: 07 mai. 2021.

LEITE, L. R.; CASTRO, M. B. e. O ensino de língua latina no Brasil: percursos e perspectivas. Classica – Revista Brasileira de Estudos Clássicos, v.27, n. 2, 2014, p.53-77. Disponível em: https://revista.classica.org.br/classica/article/view/226. Acesso em: 31 mar. 2021.

LOPES, T.; PEREIRA, F.; LAMMEL, I. Gestão da Produção de Recursos Educacionais em Áudio e Vídeo. EaD Em Foco, n. 9, v. 1, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.18264/eadf.v9i1.746. Acesso em: 31 mar. 2021.

MALANOVICZ, A. V. Direito Romano in Streaming. Romanitas, v. 16, n. 2, 2020. Disponível em: https://portaldepublicacoes.ufes.br/romanitas/issue/view/1150. Acesso em: 18 set. 2020.

NASCIMENTO, L. F. “Flor do Lácio: o Latim. O que quer, o que pode esta língua?”. 2012. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Universidade do Estado da Bahia, Conceição do Coité, 2012. Disponível em: https://pt.slideshare.net/BPJCA/flor-do-lcio-o-latim-o-que-quer-oque-pode-esta-lngua. Acesso em: 07 mai. 2021.

NEWELL, M. Harry Potter e o Cálice de Fogo (filme). EUA. Warner Bros, 2005. 2h27min.

NEZ, E.; LEITE, A. F. Levantamento de obras cinematográficas para utilização no ensino de Geografia. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, Porto Velho, v. 5, n. 10, p. 165-182, jan.-abr., 2018. Disponível em: https://www.periodicos.unir.br/%20index.php/EDUCA/index. Acesso em: 18 set. 2020.

OLIVEIRA, J. M. O latim de Roma a Harry Potter. Congresso Internacional ABRALIC, 15o. Rio de Janeiro, p. 07-11, ago. 2017, Anais... UERJ, p. 2189-2195. Disponível em: http://www.abralic.org.br/anais/arquivos/2017_1522188781.pdf. Acesso em: 31 mar. 2021.

POTTERISH. Mágico Latim. Por Bruna Moreno. 8 out. 2010. Disponível em: http://potterish.com/2010/10/magicolatim/. Acesso em: 31 mar. 2021.

POTTERISH. Harry Potter e a volta do Latim: uma alternativa também para o Brasil. Por Vítor Ruwer Werle. 24 maio 2009. Disponível em: https://potterish.com/hp-e-a-volta-do-latim-uma-alternativa-tambem-para-o-brasil/. Acesso em: 31 mar. 2021.

PRADO, J. B. T. Ensino de latim e educação linguística: reflexão sobre materiais e método. PhaoS, v. 14, 2014, p. 143-155. Disponível em: https://revistas.iel.unicamp.br/index.php/phaos/article/view/4640. Acesso em: 31 mar. 2021.

PRENSKY, M. Digital natives, digital immigrants. In: PRENSKY, Marc. On the horizon. Lin-coln: MCB University Press, v. 9, n. 5, out. 2001. Disponível em: https://www.marcprensky.com/writing/Prensky%20-%20Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20-%20Part1.pdf Acesso em: 31 mar. 2021.

RIBEIRO, D. H. P. Agoniza no Brasil o Ensino do Latim. Transformar – Revista do Centro de Iniciação Científica e Extensão (CENICE), n. 7, nov. 2015. p. 8-19. Disponível em: http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/21. Acesso em: 31 mar. 2021.

RODRIGUES, D.; COMERLATO, D. Oficina de Cinema na Escola: uma Nova Proposta Pe-dagógica. In: CANDIDO, Eliane; PEREIRA, Josias (Orgs.). São Léo em Cine: a escola constru-indo sonhos. São Leopoldo-RS: Editora ERD Filmes, 2018.

RÓNAI, P. Não perca o seu latim. 3. ed., rev. ampl. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.

ROWLING, J. K. Harry Potter e a Pedra Filosofal. Rio de Janeiro, Rocco, 1997.

ROWLING, J. K. Harry Potter e a Câmara Secreta. Rio de Janeiro, Rocco, 1998.

ROWLING, J. K. Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban. Rio de Janeiro, Rocco, 1999.

ROWLING, J. K. Harry Potter e o Cálice de Fogo. Rio de Janeiro, Rocco, 2000.

ROWLING, J. K. Harry Potter e a Ordem da Fênix. Rio de Janeiro, Rocco, 2003.

ROWLING, J. K. Harry Potter e o Enigma do Príncipe. Rio de Janeiro, Rocco, 2005.

ROWLING, J. K. Harry Potter e as Relíquias da Morte. Rio de Janeiro, Rocco, 2007.

SANTOS, S.; SANTOS, C. Da educação à comunicação: um mapeamento da utilização do vídeo online em universidades portuguesas. OBS*, v. 8, n. 3, p. 17-37, set. 2014. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/pdf/obs/v8n3/v8n3a02.pdf. Acesso em: 02 mai. 2020.

SILVA, J. A. Cinema e educação: o uso de filmes na escola. Revista Intersaberes, v. 9, n. 18, p. 361-373, jul.-dez. 2014. Disponível em: https://www.revistasuninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/642. Acesso em: 18 set. 2020.

SILVA, S. B.; OBANDO, I. M. Hábito da leitura através de filmes no ensino de Língua Portuguesa: um olhar sobre esta prática com alunos do 2º ano “6” do Ensino Médio da Escola Estadual Duque de Caxias em Tabatinga-AM. 2019. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Le-tras) – Universidade do Estado do Amazonas, Amazonas, 2019. Disponível em: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/1415. Acesso em: 31 mar. 2021.

SILVA, A.; SILVA, L.; PENEDO, M.; SILVA, I. A produção de vídeo em uma turma de Pe-dagogia em Arapiraca. Congresso de Inovação Pedagógica em Arapiraca, 1, UFAL, Arapiraca/AL, p. 18-22, mai. 2015. Disponível em: http://www.seer.ufal.br/index.php/cipar/article/view/1977. Acesso: 2 maio 2020.

SOUZA E SILVA, L. Um método para produção de videoaulas no contexto educacional. 2018. 155 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Mato Grosso, Cuiabá/MT, 2018. Disponível em: https://www1.ufmt.br/ufmt/unidade/userfiles/%20publicacoes/947abb41874cabcc22154efcb1b2dd45.pdf. Acesso em: 02 mai. 2020.

SUPERPROF. Razões para aprender a língua latina no colégio. Blog. 04 fev. 2019. Disponível em: https://www.superprof.com.br/blog/estudos-do-idioma-latino-no-ensino/. Acesso em: 31 mar. 2021.

TRANSPARENT LANGUAGE. Latin Language: Ten Latin Spells From Harry Potter. Por Brittany Britanniae. 7 may 2014. https://blogs.transparent.com/latin/ten-latin-spells-from-harry-potter/

UFBA – Universidade Federal da Bahia – Instituto de Letras. Latinitas Brasil. 2013. Disponível em: https://www.latinitasbrasil.org/. Acesso em: 31 mar. 2021.

UFBA – Universidade Federal da Bahia. Método de ensino de latim desenvolvido na UFBA será ado-tado em cursos da USP. 10 nov. 2015. Disponível em: https://www.ufba.br/ufba_em_pauta/m%C3%A9todo-de-ensino-de-latim-desenvolvido-na-ufba-ser%C3%A1-adotado-em-cursos-da-usp. Acesso em: 31 mar. 2021.

UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. NELE – Núcleo de Ensino de Línguas em Extensão. Como aprender latim de uma forma agradável? 01 jan. 2021. Disponível em: http://www.ufrgs.br/nele/12.-idiomas/latim/como-aprender-latim-de-uma-forma-agradavel . Acesso em: 31 mar. 2021.

UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Omnia. 2012. Disponível em: https://siteomnia.wixsite.com/omnia. Acesso em: 31 mar. 2021.

VICTIONARIUM LATINUM. Victionarium Latinum. 18 mar. 2019. Disponível em: https://la.wiktionary.org/wiki/Victionarium:Pagina_prima. Acesso em: 31 mar. 2021.

VOTTO, R. R. O Cinema no Ensino de Geografia. 2017. 50 f. Trabalho de Conclusão de Cur-so (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Rio Grande, Rio Grande, 2017. Dis-ponível em: http://repositorio.furg.br/handle/1/7993. Acesso em: 18 set. 2020.

WIZARDING WORLD. The etymology of Harry Potter spells. 4 jan. 2017. (originalmente publica-do no Pottermore). Disponível em: https://www.wizardingworld.com/features/the-etymology-of-harry-potter-spells. Acesso em: 31 mar. 2021.

YATES, David. Harry Potter e o Enigma do Príncipe (filme). EUA. Warner Bros, 2009. 2h33min.

YATES, David. Harry Potter e a Ordem da Fênix (filme). EUA. Warner Bros, 2007. 2h18min.

YATES, David. Harry Potter e as Relíquias da Morte – parte 1 (filme). EUA. Warner Bros, 2010. 2h26min.

YATES, David. Harry Potter e as Relíquias da Morte – parte 2 (filme). EUA. Warner Bros, 2011. 2h10min.

Téléchargements

Publiée

2021-06-29

Comment citer

MALANOVICZ, Aline Vieira; MALANOVICZ, Ana Paula Vieira. Latim nos feitiços de Harry Potter: alternativa de uso do cinema na educação. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 39–52, 2021. DOI: 10.5585/cpg.v20n1.19776. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/cadernosdepos/article/view/19776. Acesso em: 10 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê Educação e Cinema: atos formativos