Educação física e cinema: conteúdos didáticos e discussões sociais a partir da experiência de leitura por andaimes

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DOI :

https://doi.org/10.5585/cpg.v20n2.19771

Mots-clés :

cinema, educação física, ensino médio integrado

Résumé

A pesquisa trata-se de uma prática educativa realizada durante o ensino remoto, em virtude da expansão do Covid-19 e teve como objetivo analisar a contribuição do Cinema associada à metodologia de Experiência de Leitura por Andaimes no desenvolvimento dos conteúdos esporte e inclusão social; imigração, exclusão social e desemprego; e superação, perseverança e dedicação, referentes à disciplina de Educação Física. Utilizou-se o filme McFarland dos EUA. Participaram deste estudo de caso 27 estudantes do 1º ano do Ensino Médio Integrado, de um Instituto Federal do Sul do Brasil. Ao analisar os dados, originaram-se duas categorias: pré-leitura: associação entre o esporte e a inclusão social na percepção dos estudantes e Situação social, realidade diversa e fatores primordiais para modificar a realidade e uma análise pós-leitura. Assim, conclui-se que a prática educativa possibilitou o desenvolvimento crítico, reflexivo e cultural dos estudantes, em relação ao conteúdo esporte.

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Bibliographies de l'auteur

Rosiele Oliveira da Encarnação, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM

        Mestre em Educação em Ciências

Gabriela Brum de Deus, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM

        Mestre em Educação em Ciência

Renato Xavier Coutinho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha – IFFar

        Doutor em Educação em Ciências

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Publiée

2021-12-09

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OLIVEIRA DA ENCARNAÇÃO, Rosiele; BRUM DE DEUS, Gabriela; XAVIER COUTINHO, Renato. Educação física e cinema: conteúdos didáticos e discussões sociais a partir da experiência de leitura por andaimes. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 76–89, 2021. DOI: 10.5585/cpg.v20n2.19771. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/cadernosdepos/article/view/19771. Acesso em: 20 sept. 2024.

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