A gestão de novas metodologias: uma aliança entre tradição e inovação
DOI :
https://doi.org/10.5585/cpg.v18n1.11450Mots-clés :
Gestão universitária. Tradição e inovação. Novas metodologias de ensino.Résumé
O presente estudo versa sobre a temática da aliança entre tradição e inovação com novas metodologias de ensino. Possui como objetivo verificar as ações empreendidas pela Universidade La Salle para aliar tradição e inovação. Em relação à metodologia, trata-se de um estudo de caso composto por um relato de experiência, pesquisa documental e bibliográfica de cunho qualitativo. Os resultados obtidos se mantêm em torno da aliança entre a tradição e a inovação na instituição, reconhecendo três principais eixos: 1) Formação docente e técnico-administrativa; 2) Formação de Unilasalle Innovators; 3) Desenvolvimento da Plataforma La Salle Learning Experience (LEX). Assim, em nossas considerações finais acreditamos que é possível unir tradição com inovação, pois essa é uma urgência educativa de Instituições de Ensino Superior que a contemporaneidade demanda.
Téléchargements
Références
ARUQUIPA, Marcelo G.; CHÁVEZ, Bertha B. e REYES, Ruth. Mejoramiento del Proceso Enseñanza Aprendizaje Aplicando Herramientas Google. Revsita Investigación y
Tecnología, v. 4, n. 1, 2016. Disponível em: https://goo.gl/qEhxyG. Acesso em: 25 nov. 2018.
BECKER, Fernando. Educação e construção do conhecimento. Edição revista e ampliada. Porto Alegre: Penso Editora, 2016.
BRASIL. Lei nº 12.881, de 12 de novembro de 2013. Lei da definição, qualificação, prerrogativas e finalidades das instituições comunitárias de educação superior. Brasília, DF, dez 2013.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. xvi, 200 p.
KAUARK, Fabiana; MANHÃES, Fernanda C.; MEDEIROS, Carlos H. Metodologia da pesquisa: guia prático. Itabuna, Bahia: Via Litterarum, 2010.
LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. São Paulo: Atlas, 2009.
LOGOFĂTU, Bogdan; VISAN, Andreea. New trends in the educational area. case study regarding the usability of google apps tools within the department for distance learning. The 11th
International Scientific Conference eLearning and Software for Education Bucharest. 526-531, Apr. 2015. Disponível em: https://goo.gl/WYf7Vd. Acesso em: 02 jul. 2018.
MORAN, José. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: BACICH, Lilian; MORAN, José (orgs.). Metodologias ativas para uma educação inovadora. Porto Alegre: Penso, 2018, 238 p.
MORÁN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens, v. 2, p. 15-33, 2015.
MORALES, Alfredo A. Da manhã à noite... espírito e estilo da educação lassalista. São Paulo Loyola, 1984. 134 p.
RAMPAZZO, Lino. Metodologia científica. Edições Loyola: São Paulo, 2005.
PROVÍNCIA LA SALLE BRASIL-CHILE. Proposta educativa lasallista. 2014.
PÉREZ, E. G. Recursos de Google para el desarrollo de una unidad didáctica con estudiantes de educación superior. Revista Actualidades Investigativas en Educaión, 2011.
VALENTE, José Armando. A sala de aula invertida e a possibilidade do ensino personalizado: uma experiência com a graduação em midialogia. In: BACICH, Lilian; MORAN, José (orgs.). Metodologias ativas para uma educação inovadora. Porto Alegre: Penso, 2018, 238 p.
Yin, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Tradução de Daniel Grassi, 2.ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
UNILASALLE. Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI (2016-2020). Universidade La Salle Canoas, 2016.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Cadernos de Pós-graduação 2019
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.