O exercício da autonomia: um caminho para a resistência e construção de significados

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DOI :

https://doi.org/10.5585/cpg.v19n1.11403

Mots-clés :

Autonomia, Poder, Controle, Política de Formação.

Résumé

O presente artigo pretende discutir o exercício da autonomia dos profissionais de educação na construção de significados frente a propostas formuladas em nível macro nas estruturas de governo. Para tanto, à luz dos pressupostos foucaultianos, parte-se da contextualização das questões educacionais no conjunto da sociedade do desempenho, buscando-se compreender as múltiplas interferências da economia neoliberal na educação como também compreender como o sujeito se constitui frente às relações de poder, no sentido de “conduzir ações de outrem”. Tais pressupostos, são ampliados por Basil Bernstein, buscando-se compreender como mecanismos de poder e controle interferem nas relações entre os sujeitos de um mesmo ou de diferentes níveis hierárquicos, gerando a partir de vozes específicas a reprodução/produção de determinadas mensagens. Conclui-se que o exercício da autonomia e uso consciente da razão são possíveis a partir de um posicionamento racional, teórico e ético frente às grandes problemáticas atuais.

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Bibliographies de l'auteur

Sônia Regina Guaraldo, UNESP - Presidente Prudente

Aluna regular do programa de pós-graduação em nível de doutorado na Unesp de Presidente Prudente, possui mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo - USP - na área de didática, Teorias de Ensino e Práticas escolares, Pós-graduação em gestão escolar pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR, graduação em Pedagogia e Letras. Exerceu a função de Diretora de Departamento de Ensino Fundamental na Secretaria Municipal de Educação de Birigui/SP. De 2008 a 2016 ocupou o cargo de dirigente municipal de educação do município de Birigui. Atuou como professora e coordenadora pedagógica na rede estadual de ensino de São Paulo e como professora na rede privada de ensino. É diretora de escola concursada na PREFEITURA MUNICIPAL DE BIRIGUI, cargo do qual está afastada. 

Alberto Albuquerque Gomes, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus de Presidente Prudente

Graduado em Ciências Sociais pelo Centro de Estudos Superiores de Londrina (1983), mestrado em Educação (1993) e doutorado em Educação (1998) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Estágio de pós-doutoramento em Sociologia da Educação na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias em Lisboa, Portugal (2003/2004). Professor do Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) e do curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências e Tecnologia - UNESP. Membro do Conselho Editorial da revista Nuances (Presidente Prudente). Tem experiência na área de Sociologia da Educação atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, representações sociais, políticas públicas e pedagogia.

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Publiée

2020-07-01

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GUARALDO, Sônia Regina; GOMES, Alberto Albuquerque. O exercício da autonomia: um caminho para a resistência e construção de significados. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 32–44, 2020. DOI: 10.5585/cpg.v19n1.11403. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/cadernosdepos/article/view/11403. Acesso em: 14 nov. 2024.

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