Pesquisas aplicadas no programa de pós-graduação em educação e diversidade: educação inclusiva em pauta

Autores/as

  • Daniel Neves dos Santos Neto Universidade do Estado da Bahia
  • Lucineide Oliveira Silva Secretaria Municipal de Educação de Jacobina-BA
  • Ana Lúcia Gomes da Silva Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v16n1.7424

Palabras clave:

Pesquisa Aplicada. Mestrado Profissional. Educação Inclusiva.

Resumen

Este artigo é resultado de pesquisa realizada tendo como objetivo central investigar os resultados e os desdobramentos das pesquisas aplicadas em educação na área temática da educação inclusiva, desenvolvidas no Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade (PPED) da Universidade do Estado da Bahia. A metodologia realizada privilegiou o levantamento e a análise documental de duas dissertações existentes sobre o tema e seus respectivos resultados/produtos. Com base nas análises, há indícios de que a educação inclusiva é uma temática com potencial para investigação em um mestrado profissional, pois pode contribuir tanto para ampliação da reflexão acerca das práticas de educação inclusiva quanto para a transformação das realidades investigadas. Ficou evidenciado ainda que a necessidade de formação continuada dos docentes e gestores foi uma categoria teórica emergente durante a realização das pesquisas, sendo determinante na construção de uma proposta de intervenção nos lócus de investigação. 

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Biografía del autor/a

Daniel Neves dos Santos Neto, Universidade do Estado da Bahia

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB - Campus IV) na linha de pesquisa "Formação, Linguagens e Identidades". Especialista em Educação Especial e Inclusiva (UNINTER). Especialista em Gestão do Trabalho Pedagógico com ênfase em Supervisão Escolar e Orientação Educacional (UNINTER). Especialista em Educação, Contemporaneidade e Novas Tecnologias (UNIVASF). Licenciado em Pedagogia - Docência e Gestão de Processos Educativos (UNEB). Licenciado em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas (UNIVERSO). Graduando em Letras - LIBRAS (UFPB). Atuo como Técnico em Assuntos Educacionais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) - Campus Jacobina/BA. Possuo experiência com docência na Educação Básica, Educação Bilíngue Especializada para Surdos, Coordenação Pedagógica e com Docência no Ensino Superior (Ensino de LIBRAS e Língua Portuguesa como Segunda Língua para Surdos). Membro do Grupo de Pesquisa Diversidade, Formação, Educação Básica e Discursos (DIFEBA) na Linha de Pesquisa "Contextos de diversidade, formação, práticas pedagógicas e discursivas" e do Grupo de Estudos em Educação Especial e Inclusiva (GEEDICE). Atualmente direciono meus estudos, leituras e pesquisas para os seguintes temas: Educação Especial e Inclusiva; LIBRAS; Educação para Surdos; Educação Bilíngue; Ensino de Língua Portuguesa como segunda língua (L2) para Surdos; Análise de Discursos Surdos.

Lucineide Oliveira Silva, Secretaria Municipal de Educação de Jacobina-BA

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade da Universidade do Estado da Bahia - Campus IV, na linha de Pesquisa "Linguagem, Formação e Identidade". Especialista em Gestão e Metodologia de Educação Física pela Faculdade Educacional da Lapa - FAEL. Especialista em Educação Inclusiva para Atendimento Educacional Especializado - AEE pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em História, Educação e Sociedade pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB - Campus IV. Graduada em Educação Física pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB - Campus IV. Graduada em Estudos Sociais pela Faculdade de Formação de Professores de Jacobina - FFPJ. Possui experiência como docente na educação básica na rede particular, municipal e estadual. Atualmente é professora no Atendimento Educacional Especializado na Escola Municipal Leolino Ferreira da Silva (Jacobina/BA) e professora de Educação Física no Colégio Estadual de Pindobaçu/BA. É membro do Grupo de Pesquisa Diversidade, Formação, Educação Básica e Discursos (DIFEBA) 

Ana Lúcia Gomes da Silva, Universidade do Estado da Bahia

Possui graduação em Licenciatura Curta em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia (1991), graduação em Licenciatura Plena em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia (1995), especialista em leitura: teoria e prática pela UESB, (1999), Mestrado (2005) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2007). Professor/a adjunto da Universidade do Estado da Bahia, UNEB, com experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Metodologia da Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura e produção textual, formação de professores , educação e as relações de gênero. Possui experiência de atuação na educação a distância EAD. Atua em programas de pós-graduação com as disciplinas: psicolinguística , análise do discurso e metodologia e prática de pesquisa e Pesquisa Aplicada a Educação(PAE) , atuando também como orientadora de pesquisas com temas na área de leitura, escrita, formação de professores, educação e as relações de gênero. Líder do Grupo de Pesquisa Diversidade, Formação, Educação Básica e Discursos (DIFEBA), da Universidade do Estado da Bahia- UNEB e pesquisadora vinculada ao Grupo de Pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade - DIVERSO também da UNEB. Atua como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade- PPED no Mestrado profissional em Educação e Diversidade- MPED da Uneb/Jacobina . Atuou na vice-coordenação do referido programa de 2014 - 2016 e como coordenadora de maio de 2016 a janeiro de 2017. Atuou na coordenação de processos educacionais do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid de 2015- 2016. Coordenou o Sistema de Bibliotecas da UNEB (SISB/UNEB) de março de 2010 a março de 2011. Atuou como Diretora da Educação Básica do Estado da Bahia - DIRED/SUDEB- SEC de 1º de abril de 2011 a 15 de janeiro 2015.

Publicado

2017-06-28

Cómo citar

DOS SANTOS NETO, Daniel Neves; SILVA, Lucineide Oliveira; DA SILVA, Ana Lúcia Gomes. Pesquisas aplicadas no programa de pós-graduação em educação e diversidade: educação inclusiva em pauta. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 114–135, 2017. DOI: 10.5585/cpg.v16n1.7424. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/cadernosdepos/article/view/7424. Acesso em: 20 sep. 2024.

Número

Sección

Dossiê Temático: Inclusão de pessoas com deficiência na escola básica