Prática pedagógica para leitura e escrita: uma concepção inclusiva

Autores/as

  • Maria Aparecida Gonçalves dos Santos Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v16n1.7097

Palabras clave:

Educação inclusiva, Leitura e Escrita, Práticas pedagógicas

Resumen

A Educação Especial objetiva ensinar alunos com Necessidades Educacionais Especiais, fornecer subsídios e diretrizes para aprendizagem e, incluir estes alunos na escola regular. Entretanto, como o professor pode ensinar estes estudantes com diferentes especificidades? Este trabalho iniciou-se com a necessidade de ensinar estudantes que se encontravam aquém do processo pedagógico numa sala de aula regular, crianças com autismo, síndrome de Down, características de dislexia, atraso cognitivo, dificuldades de aprendizagem e comportamentos inadequados. Oito estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental participaram em diferentes anos letivos, com grandes dificuldades. Utilizando uma metodologia específica para a aprendizagem de leitura e escrita, com memorização a partir de um grupo de palavras básicas, os estudantes foram inseridos no processo de alfabetização. Os resultados foram positivos, estudantes avançaram na aquisição da leitura e escrita, alguns foram alfabetizados. Práticas específicas são imprescindíveis para motivação e aprendizagem destes estudantes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Aparecida Gonçalves dos Santos, Universidade de São Paulo

Pedagoga; Professora da Rede de Educação Municipal de Bauru;  pós-graduanda em doutorado pela Universidade de São Paulo - FOB/ Fonoaudiologia/Processos e Distúrbios da Educação. Trabalha com a linha de pesquisa na área da Linguagem em que baseia sua pesquisa de campo sobre Produção de Texto de Estudantes do Ensino Fundamental. Realiza trabalhos de intervenção com crianças com dificuldades de aprendizagem inseridas no Ensino Regular visando o avanço destas crianças no processo de alfabetização de acordo com suas habilidades e diretrizes curriculares nacionais para educação especial na Educação Básica. Palestrante Motivacional com estratégias de Gestão de Pessoas realizando palestras aos servidores municipais, escolas e empresas privadas.

Publicado

2017-06-28

Cómo citar

SANTOS, Maria Aparecida Gonçalves dos. Prática pedagógica para leitura e escrita: uma concepção inclusiva. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 48–66, 2017. DOI: 10.5585/cpg.v16n1.7097. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/cadernosdepos/article/view/7097. Acesso em: 20 sep. 2024.

Número

Sección

Dossiê Temático: Inclusão de pessoas com deficiência na escola básica