Desenhos livres com estórias e cenas lúdicas na psicoterapia infantil on-line

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v21n1.21345

Palabras clave:

cenas lúdicas, psicoterapia infantil, desenho infantil

Resumen

Partimos do pressuposto que a representação da cena lúdica no atendimento infantil fornece indicadores de maturidade cognitiva e colabora no diagnóstico e na intervenção psicoterápica on-line ou não. Foram analisados 20 desenhos livres de crianças de 5 a 14 anos atendidas em psicoterapia infantil on-line, identificando a presença ou ausência de cenas. Por cena lúdica entendemos a representação no desenho de uma paisagem, de uma situação ou contexto, onde os elementos do desenho mantêm uma relação entre si expressando uma organização de espaço característico do conceito de realismo, segundo a teoria do desenvolvimento do desenho. Os resultados indicam que a presença de cenas na expressão das crianças, além de facilitar a intervenção do clínico fornecem elementos de compreensão sobre os seus conflitos facilitando o estudo sobre o campo de elaboração afetiva na psicoterapia breve.

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Biografía del autor/a

Rosa Maria Lopes Affonso, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Pós-doutorado em Psicologia Social pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo – IP/USP

 

Thais Teixeira, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP

 

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Publicado

2022-06-30

Cómo citar

AFFONSO, Rosa Maria Lopes; TEIXEIRA, Thais. Desenhos livres com estórias e cenas lúdicas na psicoterapia infantil on-line. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 115–131, 2022. DOI: 10.5585/cpg.v21n1.21345. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/cadernosdepos/article/view/21345. Acesso em: 14 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos