Análise do uso da metodologia da mediação dialética e metodologias ativas durante a pandemia da COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v22n2.21272Palavras-chave:
mediação; dialética; ensino; aprendizagemResumo
Com a pandemia do COVID-19, ocorreram mudanças radicais na dinâmica social, com a restrição de acesso às instituições de ensino. As atividades passaram a ser remotas, surgindo oportunidades para ampliação de novas formas de trabalho, com características da Metodologia da Mediação Dialética (MMD), bem como das Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem (MAEs). Buscando entender melhor o impacto deste cenário durante o primeiro semestre de 2021, realizou-se um estudo quanti-qualitativo para verificar como a forma de organização e desenvolvimento do plano de ensino influenciou o trabalho do professor e a aprendizagem dos alunos. Os resultados mostraram que o docente procurou adequar suas atividades à nova realidade, introduzindo muitas das características das MAEs e das fases da MMD em seu planejamento e práticas. Os alunos surpreenderam quando o assunto foi o desenvolvimento de atividades diferenciadas para a prática de projetos longe dos laboratórios.
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Referências
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