Diferentes modos de ser menina e de ser menino na Educação Infantil

Autores

  • Zinia Fraga Intra Universidade Federal do Espirito Santo
  • Ivone Martins de Oliveira UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPIRITO SANTO

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v18n1.13209

Palavras-chave:

Constituição do eu, Interação. Gênero, Educação infantil

Resumo

Neste trabalho, buscamos compreender a constituição do eu entre meninas e meninos na Educação Infantil em uma abordagem histórico-cultural: baseamo-nos em Vigotski para entendermos o papel do outro na constituição do sujeito e em Wallon para compreendermos os percursos do desenvolvimento infantil. A pesquisa constituiu-se em um estudo de caso de uma turma de crianças de cinco a seis anos de uma unidade de Educação Infantil. As análises priorizaram a interação entre as crianças, com enfoque nos modos de ser menina e ser menino nas relações com os outros; os diferentes papéis assumidos pelas crianças; e os conflitos gerados nessa interação. A pesquisa evidenciou a importância do papel mediador do professor nas interações entre as crianças, proporcionando-lhes maior riqueza de possibilidades de vivenciar novos papéis e de questionar e refletir sobre valores e padrões cristalizados. 

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Biografia do Autor

Zinia Fraga Intra, Universidade Federal do Espirito Santo

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2003) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2007). Atualmente é professora do ensino básico tecnológico da Universidade Federal do Espírito Santo. Atuando na creche universitária CRIARTE.

Ivone Martins de Oliveira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPIRITO SANTO

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (1985), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1993), doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e pós-doutorado pela Universidade Federal do Espírito Santo (2016). É Professora Titular do Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais da Universidade Federal do Espírito Santo, onde trabalha desde 1994. Integra a Linha de Pesquisa "Educação Especial e Processos Inclusivos" do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da UFES, desenvolvendo atividades de ensino e pesquisa desde 2002. É coordenadora do Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Humano e Práticas Educativas em espaços escolares e não escolares, vinculado à Universidade Federal do Espírito Santo

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Publicado

24.06.2019

Como Citar

INTRA, Zinia Fraga; DE OLIVEIRA, Ivone Martins. Diferentes modos de ser menina e de ser menino na Educação Infantil. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 127–147, 2019. DOI: 10.5585/cpg.v18n1.13209. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/cadernosdepos/article/view/13209. Acesso em: 12 nov. 2024.