Gestão e organização da política de educação especial em um município amazonense de grande porte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v18n1.13151

Palavras-chave:

Educação Especial. Gestão Escolar. Política Educacional.

Resumo

Mesmo com ampla legislação vigente que assegura uma escola para todos, os sistemas de ensino ainda apresentam dificuldades para o atendimento aos estudantes com deficiência. O presente estudo objetivou descrever e analisar a gestão e a organização da política de Educação Especial em um município amazonense de grande porte. Trata-se de um estudo descritivo-analítico, do qual participaram quatro professores e um representante da Gerência de Educação Especial. Os dados foram coletados por meio de roteiros semiestruturados de entrevista e um Protocolo para Análise Documental de Políticas Públicas em Educação Especial. Os dados apontaram para a necessidade de revisão dos processos de gestão e organização da política municipal de Educação Especial, bem como os inúmeros desafios para a efetivação do processo de inclusão escolar dos estudantes público-alvo da Educação Especial na capital amazonense.

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Biografia do Autor

Samuel Vinente, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Mestre e Doutorando em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Márcia Duarte Galvani, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Graduada em Educação Especial, com habilitação em Deficiência Mental (1999), pela Universidade Federal de Santa Maria-RS (UFSM). Especialista em Educação Especial pela mesma Universidade (1999). Mestre (2003) e Doutora (2008) em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Araraquara-SP (UNESP). Atualmente, é professora Associada do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Escolarização da Pessoa com Deficiência (GEPEPD-UFSCar).

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Publicado

24.06.2019

Como Citar

VINENTE, Samuel; DUARTE GALVANI, Márcia. Gestão e organização da política de educação especial em um município amazonense de grande porte. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 72–102, 2019. DOI: 10.5585/cpg.v18n1.13151. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/cadernosdepos/article/view/13151. Acesso em: 12 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Gestão educacional: limites e possibilidades