Efeitos de atividades psicomotoras no desenvolvimento motor de pré-escolares de cinco anos de idade
DOI:
https://doi.org/10.5585/conssaude.v15n1.6119Palavras-chave:
Pré-escolar, Desempenho psicomotor, Destreza motora.Resumo
Introdução: crianças pré-escolares estão em fase de aquisição e aperfeiçoamento de habilidades motoras. Objetivo: avaliar o efeito de atividades psicomotoras na motricidade fina e global, equilíbrio, esquema corporal e organização espacial e temporal em pré-escolares. Método: participaram 16 crianças (oito meninos), de cinco anos de idade, escolhidas por conveniência em uma escola municipal. Para a avaliação psicomotora utilizou-se a Escala de Desenvolvimento Motor (EDM). Após a avaliação inicial foram realizadas 18 sessões de 60 minutos de atividades psicomotoras, duas vezes por semana, seguidas da reavaliação. Resultado: Na avaliação inicial, as crianças apresentaram classificação variando entre normal baixo, médio e alto nas provas da EDM. Na reavaliação a classificação variou entre normal médio e alto, nível superior e muito superior. Houve melhora significativa na motricidade fina, motricidade global, equilíbrio e organização temporal (p<0,05). Conclusão: A atividade psicomotora foi eficaz no desenvolvimento motor das crianças pré-escolares para a maioria das atividades estudadas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
04.07.2016
Como Citar
1.
Matsunaga NY, Pereira K, Marcacine PR, Castro SS de, Walsh IAP de. Efeitos de atividades psicomotoras no desenvolvimento motor de pré-escolares de cinco anos de idade. Cons. Saúde [Internet]. 4º de julho de 2016 [citado 24º de dezembro de 2024];15(1):38-43. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/saude/article/view/6119
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2016 ConScientiae Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.