High-frequency oral oscillation and cystic fibrosis: a comparison between instruments

Authors

  • Ana Beatriz Biagioli Manoel Suzan Faculdade de Ciências Médicas – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
  • Fábio Galvão Faculdade de Ciências Médicas/ Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
  • Antônio Fernando Ribeiro Faculdade de Ciências Médicas/ Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
  • José Dirceu Ribeiro Faculdade de Ciências Médicas/ Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
  • Maria Ângela Gonçalves de Oliveira Ribeiro Faculdade de Ciências Médicas/ Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
  • Maíra Seabra de Assumpção Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Camila Isabel Santos Schivinski Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v14n2.5418

Keywords:

Cystic fibrosis. Mucociliary clearance. Respiratory therapy.

Abstract

Objectives: To evaluate and compare the effect of Flutter VRP1® and Shaker® on the amount of expectorated pulmonary secretions and on heart rate (HR) and peripheral oxygen saturation (SO2) cardiorespiratory parameters. Method: In this randomized interventional study, 16 patients, aged between 7 and 21 years (12 years±4.11), performed physiotherapy sessions on two different days with both devices. In the first session, participants used one of the devices, according to the randomization. After seven days without intervention, they underwent a second session with the other device. The cardiorespiratory parameters of HR and SO2 were recorded immediately before and after each session on every day of therapy. The collection of pulmonary secretions was conducted during and after therapy to determine the dry and wet weights. Results: There was no difference between the devices as to the wet weight (p=0.589) and dry weight (p=0.719) nor HR and SO2 cardiorespiratory parameters. Conclusion: The devices were similar in relation to the analyzed variables.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ana Beatriz Biagioli Manoel Suzan, Faculdade de Ciências Médicas – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996) e mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Atualmente é docente do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio. Tem experiência na área de Fisioterapia Pediátrica, Neurológica e Hospitalar.

Fábio Galvão, Faculdade de Ciências Médicas/ Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos (1999). Pela Universidade Estadual de Campinas, cursou aprimoramento (Lato sensu) em Fisioterapia Respiratória em UTI Adulto (2002) e obteve o título de mestre em Saúde da Criança e do Adolescente (2006). É professor universitário do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (desde de 2002). Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Fisioterapia Respiratória, atuando principalmente nos seguintes temas: disfunção da mecânica respiratória relacionada à alteração da função pulmonar e força muscular respiratória nas doenças pulmonares obstrutivas e restritivas. Desde de 2012 trabalha também com avaliação músculo esquelética de pacientes com doença falciforme.

Antônio Fernando Ribeiro, Faculdade de Ciências Médicas/ Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Graduado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu, atualmente, Universidade Estadual Paulista - UNESP (1968-1973). Residência Médica em Pediatria no Departamento de Pediatria da Faculdade de Ciências Medicas da Universidade Estadual de Campinas (FCM/UNICAMP - 1975-1976). Estagiário de Gastroenterologia Pediátrica, Hepatologia e Nutrição no Serviço do Professor Horácio Toccalino no "Hospital Policlínico Alejandro Posadas" - Buenos Aires - Argentina-1977. Doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente na FCM/UNICAMP (1999) onde é Professor desde 1978. Exercendo suas atividades docente, assistenciais e de pesquisa em regime de tempo parcial até 2000, quando assumiu em Regime de Dedicação Integral a Docência e Pesquisa (RDIDP). Atua na área da saúde da criança e do adolescente , com ênfase em Pediatria, Gastroenterologia Pediátrica e Nutrição, atuando principalmente no tema: Fibrose cística, sendo Coordenador da Equipe Multiprofissional para atendimento aos pacientes com Fibrose Cística no Hospital de Clínicas/UNICAMP. Foi Chefe do Departamento de Pediatria da FCM/UNICAMP (Fevereiro de 2003 a Março de 2005). É Coordenador do Setor de Gastroenterologia pediátrica e Nutrição do Depto de Pediatria da FCM/UNICAMP.

José Dirceu Ribeiro, Faculdade de Ciências Médicas/ Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Possui graduação em Medicina pela Universidade do Estado de São Paulo (1977); Mestrado em Clinica Médica (1988 Unicamp); Doutorado em Pediatria (1994 Unicamp); Livre Docência (2007-Unicamp); Professor Titular (Pediatria, Disciplina de Pneumologia Pediátrica- Unicamp-2012). Na Unicamp: é professor em Regime de Dedicação Integral do Departamento de Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas desde 1980; Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente (2000-2004); Chefe do Depto de Pediatria (2007-2009); Coordenador Associado (2010-2014) e Coordenador (2014-2018) do Centro de Investigação em Pediatria (CIPED) da FCM/UNicamp. Coordenador da Disciplina de Pneumologia Pediátrica desde 1980; Coordenador do Curso de Residência Médica (RM 995) e do Curso de Treinamento em Serviço em Pneumologia Pediátrica do Departamento de Pediatria; Chefe do Laboratório de Fisiologia Pulmonar (LAFIP) do Centro de Investigação em Pediatria (CIPED). Orientou, até a data atual, 50 teses: 37 Mestrados e 13 doutorados. Bolsista (Produtividade em Pesquisa 2) pelo CNPq 2003-2007; 2014-2017. Presidente do Departamento de Pneumologia Pediátrica da Sociedade Brasileira de Pediatria e da Sociedade Brasileira de Pneumologia (2004-2012). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em doenças do trato respiratório em crianças e adolescentes. Área de pesquisa: doenças respiratórias obstrutivas crônicas com ênfase em asma, fibrose cística, bronquiolite obliterante, sibilância persistente em lactentes.

Maria Ângela Gonçalves de Oliveira Ribeiro, Faculdade de Ciências Médicas/ Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Metodista de Piracicaba (1980). Mestre em Farmacologia pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Doutor em Saúde da Criança e do Adolescente pela FCM/Unicamp (fevereiro de 2010). Coordenadora do setor de Fisioterapia do Departamento de Pediatria da FCM/Unicamp desde 1985. Coordenadora de Pesquisa do Laboratório de Fisiologia Pulmonar (LAFIP) do Centro de Investigação em Pediatria (CIPED) da FCM/Unicamp. Tem experiência na área de Fisioterapia e Fisiologia Pulmonar, com area de interesse em doenças pulmonares obstrutivas crônicas.

Maíra Seabra de Assumpção, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestre em Fisioterapia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Graduação em Fisioterapia - UDESC (2010). Atua principalmente na área relacionada à Fisioterapia Pediátrica. Tendo experiência profissional hospitalar e ambulatorial em pediatria (Hospital Pequeno Príncipe- Curitiba/PR). Atua nas linhas de avaliação e intervenção em fisioterapêutica cardiorrespiratória. Profissional participante do Programa de Extensão Brincando de Respirar do CEFID/UDESC.

Camila Isabel Santos Schivinski, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Estadual de Campinas/SP (2008), possui mestrado na mesma área. Foi supervisora dos cursos de especialização e aprimoramento em Fisioterapia Pediátrica, oferecidos pela Universidade Estadual de Campinas/SP, e supervisora de estágio da disciplina de Fisioterapia Comunitária na Faculdade de Jaguariúna/SP. Tem experiência na assistência, ensino, pesquisa e extensão, envolvendo: pediatria; técnicas de fisioterapia respiratória; enfermidades agudas (bronquiolite, lactente chiador, pneumonia) e crônicas (asma, fibrose cística); síndrome do respirador oral; atendimento ambulatorial, rede básica de saúde e unidades de internação. Atualmente é professora efetiva do Mestrado (Fisioterapia Cardiorrespiratória) e do curso de graduação em Fisioterapia (estágio supervisionado em fisioterapia aplicada a pediatria) pela Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC, onde implantou um ambulatório de fisioterapia em pneumo-pediatria, coordena o programa de extensão "Brincando de respirar" e desenvolve projetos de pesquisa na área.

Published

2015-08-11

How to Cite

1.
Suzan ABBM, Galvão F, Ribeiro AF, Ribeiro JD, Ribeiro M Ângela G de O, Assumpção MS de, et al. High-frequency oral oscillation and cystic fibrosis: a comparison between instruments. Cons. Saúde [Internet]. 2015 Aug. 11 [cited 2024 Dec. 24];14(2):283-90. Available from: https://uninove.emnuvens.com.br/saude/article/view/5418

Issue

Section

Artigos