Ativação do trapézio inferior e serrátil anterior: qual o exercício para reeducação neuromuscular da escápula?

Authors

  • Rodrigo Py Gonçalves Barreto Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
  • Caroline Cabral Robinson Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
  • Clarice Sperotto dos Santos Rocha Centro Universitário Metodista do IPA/Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Fernando Carlos Mothes Santa Casa de Porto Alegre
  • Fábio Matsumoto Santa Casa de Porto Alegre
  • Luís Henrique Telles da Rosa Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
  • Tiago Kiefer Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre/Centro Universitário Metodista do IPA
  • Marcelo Faria Silva Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre/Centro Universitário Metodista do IPA

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v11n4.3988

Keywords:

Eletromiografia, Escápula, Exercício, Modalidades de Fisioterapia, Ombro.

Abstract

Introdução: Baixos níveis de ativação do serrátil anterior (SA) e do trapézio inferior (TI) estão associados a disfunções cinemáticas da cintura escapular cujo foco da reabilitação funcional é a reeducação neuromuscular. Para tanto, os exercícios propostos devem manter a ativação muscular entre 20% e 40% da contração voluntária máxima. Objetivos: Comparar a ativação do SA e TI em diferentes exercícios por eletromiografia de superfície. Métodos: Cinco exercícios (modified crucifix, scaption, modified military press, pull over e low row) foram executados por dez sujeitos saudáveis. Resultados: A maior ativação para o SA foi encontrada durante o scaption e sua ativação adequada ocorreu durante o modified military press. Para o TI, a maior ativação ocorreu durante os exercícios scaption e low row. Conclusões: A ativação muscular dentro da faixa recomendada para a reeducação neuromuscular ocorreu no modified military press para o AS; e no low row e scaption, para o TI.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Rodrigo Py Gonçalves Barreto, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

*Traumato-Ortopedia *Eletromiografia de Superfície (EMG). *Disfunções músculo-esqueléticas do complexo articular do Ombro.

Caroline Cabral Robinson, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Feevale e mestrado em Neurociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é Doutoranda em Ciências da Saúde na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e pesquisadora colaboradora do Laboratório de Pesquisa em Biomecânica do Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos. Tem experiência nas áreas de Fisioterapia, Biomecânica, Neurociências e Educação.

Clarice Sperotto dos Santos Rocha, Centro Universitário Metodista do IPA/Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduação em Fisioterapia - Centro Universitário Metodista IPA (1999), Especialização em Cinesiologia - UFRGS (2002), Mestrado em Ciências do Movimento Humano - UFRGS (2004) e Doutorado em Neurociências - UFRGS (2012). Docente do curso de graduação em Fisioterapia do Centro Universitário Metodista IPA desde 2006. Atualmente ministra as disciplinas de Cinesiologia, Termo, Eletro e Fototerapia, Cinesioterapia e Estágio Supervisionado II (Clínica Pública de Fisioterapia Esportiva). Coordenadora do Programa de Extensão Tecnologias Sociais Aplicadas à Saúde e Educação (IPA). Participa do Núcleo Docente Estruturante, do Colegiado do curso de Fisioterapia e do Colegiado da Extensão e Ação Comunitária (IPA). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Biomecânica e Cinesiologia - GPBiC (UFRGS).

Fernando Carlos Mothes, Santa Casa de Porto Alegre

Médico graduado pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (1998), residência médica no Serviço de Ortopedia e Traumatologia da Santa Casa de Porto Alegre (1999-2001) e especialização em cirurgia do ombro e cotovelo no Grupo de Ombro e Cotovelo da Santa Casa de São Paulo (2002-2003). É membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Ombro e Cotovelo, membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e preceptor do Grupo de Ombro e Cotovelo da Santa Casa de Porto Alegre.

Fábio Matsumoto, Santa Casa de Porto Alegre

Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina ABC (2000 a 2005), com especialização e Ortopedia e Traumatologia na Disciplina das Doenças do Aparelho Locomotor da Faculdade de Medicina ABC (2006 a 2008),subespecialização em Ombro e Cotovelo no Grupo de Ombro e Cotovelo da Disciplina das Doenças do Aparelho Locomotor da Faculdade de Medicina ABC (2009). Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) aprovado na prova de título (TEOT) realizado em 2009 e Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Ombro e Cotovelo desde 2010. Atualmente faz parte do Grupo de Ortopedia e Traumatologia da Santa Casa de Porto alegre e do Grupo de Cirurgia do Ombro da Santa Casa de Porto Alegre.

Luís Henrique Telles da Rosa, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Graduado em Fisioterapia pela Universidade Federal de Santa Maria (1993), graduação em Curso de Educação Física pela Universidade de Cruz Alta (1984), mestrado em Salud Publica - Universidad Nacional de Rosario (2002) e doutorado em Gerontologia Biomédica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007). Atualmente é docente pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Tem experiência na área Fisioterapia atuando principalmente sobre os seguintes temas: atividade física e saúde, saúde coletiva e gerontologia.

Tiago Kiefer, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre/Centro Universitário Metodista do IPA

Fisioterapeuta graduado pelo Centro Universitário Metodista do IPA (2009-2), especialista em Cinesiologia pela UFRGS (2011-1) e Mestrando em Ciências da Reabilitação pela UFCSPA (2013-1). Atualmente trabalhando no Centro Universitário Metodista do IPA e Centro de Especialidades Ortopédicas (CEO).

Marcelo Faria Silva, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre/Centro Universitário Metodista do IPA

Possuo graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (1996), graduação em Fisioterapia pelo Instituto Porto Alegre - IPA (1996), Mestrado (2003) e Doutorado (2009) em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS. Atualmente sou docente do Centro Universitário Metodista, do IPA e da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Tenho experiência nas disciplinas de Ética e Exercício Profissional, Fisioterapia Aplicada em Ortopedia e Traumatologia e Estágio Curricular em Fisioterapia Hospitalar (ênfase na Área de Ortopedia e Traumatologia). Sou pesquisador do CNPq vinculado ao Projeto Esporte Brasil - EsEF/UFRGS (Membro Fundador) e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação (UFCSPA) atuando principalmente nas seguintes linhas de investigações: Promoção da saúde e reabilitação.

Published

2013-01-04

How to Cite

1.
Barreto RPG, Robinson CC, Rocha CS dos S, Mothes FC, Matsumoto F, Rosa LHT da, et al. Ativação do trapézio inferior e serrátil anterior: qual o exercício para reeducação neuromuscular da escápula?. Cons. Saúde [Internet]. 2013 Jan. 4 [cited 2024 Dec. 24];11(4):660-7. Available from: https://uninove.emnuvens.com.br/saude/article/view/3988

Issue

Section

Applied Sciences