Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade e transtorno de conduta: aspectos familiares e escolares

Autores

  • Maura Marques de Souza Nunes PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL
  • Blanca Guevara Werlang PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v7i2.970

Palavras-chave:

Ambiente escolar, Ambiente familiar, Transtorno de conduta, Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade.

Resumo

A identificação precoce, na família e na escola, dos transtornos de déficit de atenção/hiperatividade e de conduta na infância e na adolescência, é de fundamental importância no processo de crescimento do ser humano e na compreensão e gerenciamento de sua sintomatologia e dos aspectos inerentes ao seu desenvolvimento e evolução. Este artigo, por meio de uma revisão não-sistemática da literatura, faz referência ao papel do ambiente familiar e escolar na formação dos sujeitos, tanto em nível psíquico quanto social e no emocional, tendo em vista o desenvolvimento global e saudável da criança e do adolescente. Além disso, expõe as características associadas aos transtornos de déficit de atenção/hiperatividade e de conduta, destacando os fatores do ambiente familiar e escolar que podem acentuar ou minimizar suas manifestações clínicas.

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Publicado

26.11.2008

Como Citar

1.
Nunes MM de S, Werlang BG. Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade e transtorno de conduta: aspectos familiares e escolares. Cons. Saúde [Internet]. 26º de novembro de 2008 [citado 9º de novembro de 2024];7(2):207-16. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/saude/article/view/970

Edição

Seção

Artigos