Habilidades Sociais em estudantes de medicina: treinamento para redução de estresse

Autores

  • Danielle Ruiz de Lima
  • Renata Cristina Molina de Luna
  • Mércia Silva Moreira
  • Marcia Regina Fumagalli Marteleto
  • Cinthya Cosme Gutierrez Duran
  • Elaine Teresinha Dal Mas Dias Universidade Nove de Julho - Uninove. São Paulo, SP

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v15n1.6047

Palavras-chave:

Estresse, Estudantes de Medicina, Intervenção.

Resumo

Objetivos: promover a redução de estresse em estudantes de Medicina por meio do treinamento em habilidades sociais e identificar a relação entre o estresse e o repertório interpessoal. Métodos: foram utilizados os Inventários de Estresse para Adultos de Lipp e o de Habilidades Sociais de Del Prette e Del Prette, para as avaliações antes e depois da intervenção, em doze universitários de uma instituição privada, num programa de sete sessões de exercícios práticos construídos com base nas habilidades consideradas deficitárias. Resultados: após a intervenção detectou-se a redução de níveis de estresse em 58% dos participantes. Entre os casos de diminuição de estresse, constatou-se melhoria nas habilidades sociais gerais (57%) relativas à expressão de sentimento positivo (87%) e autocontrole da agressividade (57%). Conclusão: observaram-se efeitos do treinamento na diminuição do estresse, mas como a análise da correlação entre habilidades sociais e estresse não apresentou significância estatística novos estudos devem ser conduzidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danielle Ruiz de Lima

1 Aluna de Mestrado em Psiquiatria e especialista em Dependência Química – Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - FMUSP. Graduação em Psicologia -Universidade Nove de Julho - UNINOVE. São Paulo, SP – Brasil

Renata Cristina Molina de Luna

2 Doutora em Educação Especial - Universidade Federal de São Carlos – UFsCar. Coordenadora de estágios e professora dos cursos de graduação em Psicologia e Odontologia - Universidade Nove de Julho – UNINOVE. São Paulo, SP – Brasil

Mércia Silva Moreira

3 Aluna de especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho – Universidade Presbiteriana Mackenzie. Graduação em Psicologia pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE. São Paulo, SP – Brasil

Marcia Regina Fumagalli Marteleto

4 Doutora em Distúrbios da Comunicação Humana - Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. Coordenadora e Professora do Curso de Psicologia da Universidade Nove de Julho – UNINOVE. São Paulo, SP – Brasil

Cinthya Cosme Gutierrez Duran

5 Doutora em Educação - Universidade Nove de Julho - UNINOVE. Diretora Acadêmica e Docente da Universidade Nove de Julho. São Paulo, SP – Brasil

Elaine Teresinha Dal Mas Dias, Universidade Nove de Julho - Uninove. São Paulo, SP

Doutora e Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano. Universidade de São Paulo, USP; Professora do curso de Psicologia e do Programa Mestrado em Educação da UNINOVE.

Downloads

Publicado

04.07.2016

Como Citar

1.
Lima DR de, Luna RCM de, Moreira MS, Marteleto MRF, Duran CCG, Dal Mas Dias ET. Habilidades Sociais em estudantes de medicina: treinamento para redução de estresse. Cons. Saúde [Internet]. 4º de julho de 2016 [citado 23º de dezembro de 2024];15(1):30-7. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/saude/article/view/6047

Edição

Seção

Artigos