A Eficiência na Utilização de Recursos no Setor de Saúde: Uma Análise dos Municípios do Oeste Catarinense
DOI:
https://doi.org/10.5585/rgss.v2i2.72Palavras-chave:
Eficiência pública, Unidades de saúde, Oeste catarinenseResumo
O objetivo deste estudo consiste em identificar a eficiência no uso dos recursos destinados à saúde pública das cidades pertencentes à mesorregião Oeste de Santa Catarina. Considerando-se os procedimentos metodológicos utilizados, a pesquisa pode ser caracterizada como descritiva, de procedimento documental e com abordagem quantitativa. A amostra do tipo não probabilística é composta por 62 municípios pertencentes à mesorregião do Oeste de Santa Catarina, divididos em 5 microrregiões, que apresentavam dados necessários para a análise pretendida. Os dados utilizados são correspondentes ao ano de 2009, disponíveis no sítio oficial do DATASUS, coletados na segunda semana de maio de 2013. Para a avaliação da eficiência do uso dos recursos utilizou-se a metodologia da análise envoltória de dados (DEA). Os resultados da pesquisa indicam que 77,42% das cidades pertencentes à amostra são eficientes. Em relação às microrregiões, a estimativa da eficiência média quanto ao atendimento do SUS apresentou, em ordem decrescente: Xanxerê (100%), Joaçaba (99,26%), Concórdia (99,01%), Chapecó (94,20%) e São Miguel do Oeste (87,29%).
DOI: 10.5585/rgss.v2i2.72
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Revista de Gestão em Sistemas de Saúde – RGSS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
- Resumo 143
- PDF 80