A Atuação dos Enfermeiros como Gestores em Unidades Básicas de Saúde
DOI:
https://doi.org/10.5585/rgss.v1i1.5Palavras-chave:
Competências Gerenciais, Enfermeiro, Gerenciamento e UBS.Resumo
O estudo teve como objetivo analisar a atuação do enfermeiro como gestor em Unidades Básicas de Saúde (UBS), ressaltando seu perfil e sua qualificação do profissional, as dificuldades que enfrentam e como seus subordinados os enxergam. Tratou-se de um estudo exploratório por meio de revisão bibliográfica. Notou-se que é imprescindível a necessidade de mudança nos paradigmas, buscando por melhorias na qualidade da função, os profissionais enriquecerem seus conhecimentos teóricos para ter êxito na prática, alem de ter habilidades e conhecimento da área de abrangência responsável. A principal preocupação dos gestores relacionou-se à satisfação dos usuários e resolução dos problemas. A atuação da equipe multidisciplinar colabora para a obtenção das metas e não só o gestor, mas também a Secretaria Municipal de Saúde devem realizar ações objetivando superar as dificuldades, inserindo novos métodos que gerem resultados positivos, agindo com os princípios do Sistema Único de Saúde. Necessita-se da formação de grupos educativos e incentivo para a busca por aperfeiçoamento.
DOI: 10.5585/rgss.v1i1.5
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Revista de Gestão em Sistemas de Saúde – RGSS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
- Resumo 716
- PDF 571