Desafios da Gestão do Orçamento Público da Secretaria de Saúde: Um Estudo no Município de Jales
DOI:
https://doi.org/10.5585/rgss.v1i1.4Palavras-chave:
Plano Plurianual, Orçamento, Promoção e Prevenção de Saúde.Resumo
O estudo disponibiliza informações a cerca do orçamento da Secretaria Municipal de Saúde de Jales/SP, para o exercício de 2011. A pesquisa, de cunho bibliográfico, tem embasamento no Plano Plurianual, na Lei de Diretrizes Orçamentárias e no Orçamento Anual para a saúde, em consonância com o Plano Municipal de Saúde de Jales. Considera-se sobre esses instrumentos legais de planejamento orçamentário, quanto à existência das respectivas aprovações pelo Poder Legislativo Municipal para as três peças orçamentárias e da aprovação e deliberação do Conselho Municipal de Saúde, para o Plano Municipal de Saúde. Os pontos positivos quanto a legalidade das peças orçamentárias referente ao ano de 2011, mas identifica pontos fracos na elaboração e dificuldades técnicas na execução orçamentária. Identifica-se também, a existência de um modelo de gestão centralizadora que prejudica a eficiência e a eficácia dos investimentos, das prioridades e das ações de promoção de saúde que envolveria outras secretarias, como educação e promoção social. Por fim, revela os gastos com saúde acima do mínimo legal permitido e apresenta fatores suspeitos que podem ser melhor trabalhados por seus Gestores.
DOI: 10.5585/rgss.v1i1.4
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Revista de Gestão em Sistemas de Saúde – RGSS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
- Resumo 155
- PDF 75