Lei dos Genéricos: Causa da Vantagem Competitiva e Rentabilidade para as Empresas Nacionais do Setor de Fármacos
DOI:
https://doi.org/10.5585/rgss.v1i1.8Palavras-chave:
Lei dos Genéricos, Vantagem Competitiva, Rentabilidade.Resumo
Este artigo apresenta uma análise, verificação e quantificação de que a partir da implementação da Lei dos Genéricos as empresas nacionais do setor farmacêutico tiveram vantagem competitiva e maior rentabilidade em seus negócios. Para tanto, optou-se por trabalhar com uma amostra por conveniência, selecionando as três maiores empresas nacionais do setor farmacêutico, a saber, EMS Sigma Pharma, Eurofarma e Aché. Tais empresas foram definidas como nacionais com base no controle acionário ser totalmente brasileiro. Para definir as empresas como maiores foram adotados o volume de vendas, a ocupação de mercado e o número de medicamentos genéricos produzidos. Para atestar rentabilidade analisado o período de 1999 até 2011 com base nos demonstrativos contábeis. Quanto à vantagem competitiva entrevista com profissional da área de fármacos endossou a relevância da Lei dos Genéricos para esse setor. Assim o objeto deste estudo foi identificar se a Lei dos Genéricos causa vantagem competitiva e rentabilidade para as empresas nacionais do setor farmacêutico. Concluiu-se que a Lei dos Genéricos causa vantagem competitiva às empresas nacionais do setor farmacêutico com rentabilidade.
DOI: 10.5585/rgss.v1i1.8
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Revista de Gestão em Sistemas de Saúde – RGSS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
- Resumo 136
- PDF 116