Testando uma escala multiatributos para avaliar os fatores determinantes à escolha de restaurantes de luxo no Brasil

Autores

  • Eliana Andreia Severo Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) https://orcid.org/0000-0002-5970-4032
  • Julio Cesar Ferro de Guimarães Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Juliana Carvalho de Sousa Universidade Federal do Piauí (UFPI)
  • Ahiram Brunni Cartaxo de Castro Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN/RN)
  • Wanderson Fernandes Modesto de Oliveira Universidade Potiguar (UNP/RN)

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v21i4.19040

Palavras-chave:

Escala multiatributos, Comportamento do consumidor, Restaurante de luxo, Escala, Validação

Resumo

Objetivo: Testar estatisticamente uma escala multiatributos para identificar os fatores determinantes à escolha de restaurantes de luxo no Brasil.

Método: Se configura como de abordagem quantitativa e descritiva. A pesquisa foi realizada por meio de uma survey com uma amostra composta por professores de cursos de pós-graduação de instituições públicas e privadas, de todas as regiões do Brasil. A amostra correspondeu a 272 sujeitos. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se um questionário estruturado, baseado em 19 variáveis elencadas por meio da literatura científica especializada. A pesquisa foi realizada por meio de uma survey com uma amostra composta por 272 professores de cursos de pós-graduação de instituições públicas e privadas, de todas as regiões do Brasil. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se um questionário estruturado, em escala Likert de cinco itens, baseado em 19 variáveis elencadas por meio da literatura científica especializada.

Originalidade/Relevância: O estudo inova ao combinar a influência da dependência entre os construtos "Ambiente e Estrutura", "Meio Ambiente", “Conveniência”, “Status Social” e “Qualidade” (e suas respectivas variáveis) para que sejam determinantes à escolha de um restaurante de luxo pelos consumidores.

Resultados: Os resultados evidenciaram que o modelo multiatributos testado pode ser considerado como adequado a fim de avaliar os fatores que determinam a escolha dos restaurantes de luxo e que os principais atributos determinantes são: higiene do ambiente interno e externo, utilização de práticas sustentáveis, conforto, sensação de requinte, de luxo e de prestígio que o restaurante proporciona e a qualidade no atendimento, por meio da prontidão e gentileza dos funcionários.

Contribuições sociais/gerenciais: Os resultados oferecem uma contribuição aos gestores de restaurantes de luxo que procuram alternativas para melhorar a atratividade de seus serviços e produtos, alinhando estratégias gerenciais e auxiliando, portanto, no processo de tomada de decisão, a fim de criar um valor superior, atendendo aos desejos e necessidades do público consumidor.

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Biografia do Autor

Eliana Andreia Severo, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutora em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS) e pela Universidade de Caxias do Sul (UCS)
Professora no Departamento de Ciências Administrativas, do Centro de Ciências Sociais

 

Julio Cesar Ferro de Guimarães, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutor em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS) e pela Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Professor no Departamento de Ciências Administrativas, do Centro de Ciências Sociais

Juliana Carvalho de Sousa, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Doutora em Administração pela Universidade Potiguar (UNP/RN)

Professora do curso de Administração da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Ahiram Brunni Cartaxo de Castro, Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN/RN)

Doutor em Administração pela Universidade Potiguar (UNP/RN)

Wanderson Fernandes Modesto de Oliveira, Universidade Potiguar (UNP/RN)

Doutor em Administração pela Universidade Potiguar (UNP/RN)

 

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Publicado

20.09.2022

Como Citar

Severo, E. A., de Guimarães, J. C. F., de Sousa, J. C., de Castro, A. B. C., & de Oliveira, W. F. M. (2022). Testando uma escala multiatributos para avaliar os fatores determinantes à escolha de restaurantes de luxo no Brasil. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 21(4), 1129–1184. https://doi.org/10.5585/remark.v21i4.19040

Edição

Seção

Artigos