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Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v19i1.17138

Palavras-chave:

Hipermídia, Compra Compulsiva, Dispositivos Móveis

Resumo

Objetivo do estudo - Analisar como os processos hipermidiáticos, via dispositivos móveis, podem potencializador ou não o comportamento de compra compulsiva.

Metodologia/abordagem – O estudo utilizou procedimentos de natureza qualitativa. Como método de coleta de dados, foi utilizada a observação participante e as entrevistas. Para análise dos dados, empregou-se a técnica de análise de conteúdo, sob as orientações de Bardin (2011).

Relevância/originalidade – Explorar a lacuna teórica da falta de estudos relacionando à hipermídia a compra compulsiva e os dispositivos móveis, além da percepção da vulnerabilidade do comprador (ou potencial) compulsivo diante do incontável número de anúncios e ofertas a que ele está exposto, principalmente com a popularização e ascensão dos dispositivos móveis como facilitadores desse processo.

Principais resultados - Nos resultados encontrados, percebe-se que os processos hipermidiáticos, via dispositivos móveis, podem instigar o comportamento de compra compulsiva de algumas categorias de compradores, sendo elas: normais, recreacionais e intermediários. Diferentemente, os compulsivos clássicos e gastadores viciados se sentem menos compelidos a comprar no ambiente digital quando expostos a tais práticas. 

Contribuições teóricas/metodológicas - Como contribuição, a pesquisa evidencia o indivíduo em uma escala gradativa e categórica no que concerne à compra, baseada nos estudos de Edwards (1993), discutindo uma dimensão menos explorada dos compradores sobre a exploração dos processos hipermidiáticos, com foco no consumo via dispositivos móveis. Nos aspectos metodológicos, procurou-se trazer uma abordagem qualitativa como forma de mostrar um outro tipo de análise das temáticas estudadas.

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Biografia do Autor

Janayna Souto Leal, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Paraíba. Professora nos Cursos do Bacharelado em Administração, Ciências Contábeis e dos Cursos de Ensino Superior em Tecnologia da Gestão no Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ, Paraíba.

Renata Francisco Baldanza, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutora em Comunicação pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Bahia, (Brasil). Professora Adjunta III e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Administração na Universidade Federal da Paraíba - PPGA/UFPB.

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Publicado

01.01.2020

Como Citar

Leal, J. S., & Baldanza, R. F. (2020). Clique aqui! Hipermídia, Compra Compulsiva e Dispositivos Móveis. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 19(1), 81–105. https://doi.org/10.5585/remark.v19i1.17138

Edição

Seção

Artigos