Construção da identidade homossexual em homens: o consumo de (e em) casas noturnas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v20i2.15919

Palavras-chave:

Identidade, Homossexualidade, Gay, Consumo

Resumo

Objetivo: O objetivo desta pesquisa é compreender de que formas as identidades homossexuais se manifestam em homens jovens-adultos no contexto de consumo de casas noturnas da cidade do Rio de Janeiro e dos bens e serviços consumidos destas.

 Método: Foi realizada uma investigação qualitativa descritiva, com uso de entrevistas em profundidade. Para a interpretação dos dados foi usada análise de conteúdo, considerando o contexto social dos entrevistados.

Originalidade/Relevância: Foco da pesquisa em um grupo diversificado em termos de etnia e classe socioeconômica e na relação destes com uma experiência de consumo primordialmente de serviços.

Resultados: As casas noturnas – especialmente aquelas que acolhem outras minorias –proporcionam segurança e acolhimento para os homossexuais, contribuindo para fazer visível identidades que, muitas vezes, são tornadas invisíveis por eles próprios e por grande parte da sociedade. A heterossexualidade é utilizada como padrão de comparação para os homossexuais se reconhecerem, mas os lugares consumidos parecem contribuir temporal e localmente para o enfraquecimento da heteronormatividade. Dentro dos ambientes estudados, bens, serviços e territórios são consumidos, interagindo com valores e ideias de seus consumidores, gerando novos significados para aquele consumo e estendendo a identidade daqueles indivíduos também a suas posses de bens e de lugares.

Contribuições teóricas/metodológicas: A pesquisa traz contribuições para a compreensão sobre a relação entre consumo e a formação de identidades homossexuais, desafiando o padrão dominante nas pesquisas de homem branco de classe socioeconômica privilegiada e explorando as dimensões socioculturais do consumo no âmbito de serviços e bens.

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Biografia do Autor

José Augusto Mansur Moraes, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ

Graduado em Administração

Daniela Abrantes Ferreira, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ

Doutora em Administração

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Publicado

14.06.2021

Como Citar

Moraes, J. A. M., & Ferreira, D. A. (2021). Construção da identidade homossexual em homens: o consumo de (e em) casas noturnas. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 20(2), 336–361. https://doi.org/10.5585/remark.v20i2.15919

Edição

Seção

Artigos