Omnichannel como estratégia de inovação no varejo de moda jovem no Brasil

Autores

  • Aline Silva Autran de Morais UniRitter
  • Lenoir Hoeckesfeld IFSC
  • Alessio Bessa Sarquis Unisul
  • Clarissa Carneiro Mussi Unisul

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v18i2.3739

Palavras-chave:

Omnichannel, Marketing de varejo, Inovação de varejo.

Resumo

Objetivo: Analisar o uso do omnichannel como estratégia de inovação em uma empresa do varejo de moda jovem no Brasil.

Método: A pesquisa compreende um estudo de caso com abordagem qualitativa e enfoque exploratório.

Principais resultados: A empresa cria experiência de compra para seu cliente final, antecipando-se às expectativas dos clientes. Analisa novas tendências de mercado e pesquisa sobre o consumidor para acompanhar as mudanças comportamentais que afetam a decisão de compra; compreende a necessidade de integração dos canais, da criação de novos formatos, bem como da adaptação dos antigos canais. Mas, o conceito omnichannel é usado parcialmente.

Contribuições teóricas: A principal contribuição deste estudo é ampliar o conhecimento teórico sobre o processo de omnichannel como estratégia de inovação no varejo, em especial no setor de varejo de moda jovem no Brasil. O estudo destaca a relevância do marketing interno na abordagem do omnichannel e retenção de talentos.

Originalidade: Omnichannel é um conceito novo que se desenvolve como uma extensão do multicanal, e que requer integração completa, enquanto em multicanais a integração pode ser inexistente. Seguindo a tendência mundial, os varejistas brasileiros carecem de entender, de estarem preparados para utilizar a integração de canais de atendimento e vendas (offline/online) e de saber como agregar valor aos consumidores com essa estratégia de inovação.

 

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Biografia do Autor

Aline Silva Autran de Morais, UniRitter

Mestre em Administração pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL (2017).Professora de Gestão de E-business na ESPM Sul.MBA em Gestão Empresarial (Major) e Marketing de Serviços (Minor) pela ESPM Porto Alegre.MBA em Gestão de Varejo - FGV/SP in Company.Especialização em Marketing - FGV/Porto Alegre.Graduação em Comunicação Social pela UFRGS.

Lenoir Hoeckesfeld, IFSC

Doutorando em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)Mestre em Administração pela UnisulProfessor de Administração do IFSC - Câmpus Xanxerê   

Alessio Bessa Sarquis, Unisul

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (USP) e professor do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGA) da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)

Clarissa Carneiro Mussi, Unisul

Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo, BrasilProfessora do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGA) da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)

Publicado

08.04.2019

Como Citar

Silva Autran de Morais, A., Hoeckesfeld, L., Bessa Sarquis, A., & Carneiro Mussi, C. (2019). Omnichannel como estratégia de inovação no varejo de moda jovem no Brasil. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 18(2), 268–296. https://doi.org/10.5585/remark.v18i2.3739

Edição

Seção

Artigos