A influência da orientação para o mercado nas estratégias de inovação de Exploration e Exploitation e no desempenho orgazanizacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v18i1.3565

Palavras-chave:

Orientação para o mercado, Estratégias de Inovação de Exploration, Estratégias de Inovação de Exploitation, Desempenho Organizacional

Resumo

Objetivo: O presente estudo buscou verificar a influência da orientação para o mercado (OM) na estratégias de inovação de exploitation e exploration e também no desempenho organizacional.

Method: A pesquisa foi realizada com proprietários e gestores de empresas da indústria de alimentos no Brasil, por meio de um questionário online e coleta de dados pessoalmente. A amostra final consistiu de 112 empresas do sul e sudeste brasileiro. Os dados foram inicialmente analisados com as estatísticas descritivas com auxílio do software SPSS. Posteriormente, foi aplicada a modelagem de equações estruturais no teste de hipóteses.

Relevance: Apesar dos recentes desenvolvimentos na literatura sobre os temas de orientação para o mercado, estratégias de inovação de exploitation e exploration, duas lacunas teóricas foram identificadas no estudo proposto:  (1) quanto a OM contribui para estratégias de inovação de exploitation e exploration, e (2) quanto a OM contribui para o desempenho organizacional quando as empresas utilizam as estratégias de inovação exploitativas e explorativas.

Results: Os resultados deste estudo indicam que empresas orientadas ao mercado podem atingir ambas as estratégias de inovação (exploitation e exploration). Outro achado indica que empresas orientadas ao mercado podem potencializar o desempenho organizacional ao desenvolver estratégias de inovação de exploration e estratégias de inovação de exploitation.

Theoretical contributions: A compreensão de quanto o conhecimento de mercado, advindo da OM, pode contribuir para as estratégias de inovação de produtos, tecnologia e capacidades além das existentes e as inovações incrementais. Além de quanto estas relações podem promover o desempenho organizacional, que pode auxiliar no entendimento de quanto as empresas orientadas ao mercado precisam investir recursos em estratégias de inovação.

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Biografia do Autor

Luana Kava, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Paraná

Doutoranda em Gestão da Informação pela Universidade Federal do Paraná - UFPR, Paraná, (Brasil).

Simone Regina Didonet, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Paraná

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Minas Gerais, (Brasil). Professora Adjunto IV na Universidade Federal do Paraná  - UFPR, Paraná.

Referências

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Publicado

06.01.2019

Como Citar

Kava, L., & Didonet, S. R. (2019). A influência da orientação para o mercado nas estratégias de inovação de Exploration e Exploitation e no desempenho orgazanizacional. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 18(1), 1–16. https://doi.org/10.5585/remark.v18i1.3565

Edição

Seção

Artigos