Responsabilidade Social Corporativa: Um Estudo do Processo de Comunicação dos Varejistas Brasileiros

Autores

  • Lucas Sciencia do Prado FEAP/USP, São Paulo
  • Edgard Monforte Merlo FEAP/USP, São Paulo
  • Harrison Bachion Ceribeli FEAP/USP, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v9i2.2142

Palavras-chave:

Comunicação, Responsabilidade Social, Supermercados.

Resumo

Este trabalho teve como objetivo principal discutir e analisar como os dez maiores varejistas brasileiros comunicam suas ações de responsabilidade social. Foi desenvolvido um referencial teórico sobre a evolução do conceito da responsabilidade social corporativa (RSC), discutindo a teoria dos stakeholders e o conceito da RSC estratégica. A pesquisa realizada teve caráter exploratório qualitativo. Foram analisados os dez maiores varejistas brasileiros de 2008, seguindo a estrutura de comunicação de ações de RSC proposta no trabalho de Du, Bhattacharya e Sem, para a análise dos resultados. Os dados foram coletados a partir de sites, relatórios de sustentabilidade das empresas e mídias relacionadas. Os resultados mostraram que o modelo proposto pelos autores pode ser considerado um bom referencial para a construção de mensagens no tocante a RSC. Uma contribuição para a evolução da estrutura seria a criação um mecanismo de feedback, que poderia facilitar a compreensão das mensagens pelos seus diversos públicos. 

DOI: 10.5585/remark.v9i2.2142

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Biografia do Autor

Lucas Sciencia do Prado, FEAP/USP, São Paulo

Mestrando da Universidade de São Paulo Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto.

Edgard Monforte Merlo, FEAP/USP, São Paulo

Graduação em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (1985), mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (1995), mestrado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2000).

Harrison Bachion Ceribeli, FEAP/USP, São Paulo

Mestrando em Administração de Organizações pela FEA-RP/ USP

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Publicado

06.10.2010

Como Citar

do Prado, L. S., Merlo, E. M., & Ceribeli, H. B. (2010). Responsabilidade Social Corporativa: Um Estudo do Processo de Comunicação dos Varejistas Brasileiros. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 9(2), 23–40. https://doi.org/10.5585/remark.v9i2.2142

Edição

Seção

Artigos