Práticas Ilegais dos Consumidores. Uma Análise do “gato” na Rede de Energia Elétrica

Autores

  • Marcos Ferreira Santos FACE/FUMEC
  • Cid Gonçalves Dias FACE/FUMEC
  • Eduardo Anderson Ramos FACE/FUMEC
  • José Adalberto Ferreira FACE/FUMEC

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v10i2.2249

Palavras-chave:

Consumo, Fraude, Energia Elétrica

Resumo

Este artigo investiga o consumo e aspectos éticos na prática de fraude e furto de energia elétrica. O estudo realizado indica que o campo das práticas ilegais dos consumidores é de grande relevância para a comunidade acadêmica, mas ainda pouco explorado. O objetivo principal é compreender a percepção dos consumidores no que se refere a práticas ilegais no consumo de energia elétrica e à inadimplência no pagamento das faturas da concessionária. Caracterizada como qualitativa e exploratória, a pesquisa se deu através da realização de 96 entrevistas e 8 grupo focais com consumidores selecionados a partir da base de dados da concessionária e classificados como adimplentes, inadimplentes e os que fazem práticas ilegais, ou o referido “gato”. Os resultados indicam que embora muitos tenham relatado a prática da fraude como comportamento incorreto, não a censuraram com veemência e afirmaram que isso seria atualmente uma ação comum e verificada tanto em bairros periféricos como nas áreas mais ricas da cidade. Há fatores que estimulam estas práticas e que podem ser agrupados como sociais; pessoais e relacionados à condição econômica do consumidor e relacionados à ética do consumidor, que não percebe como ilegal a prática que comete. Há o aspecto de retaliação do consumidor, que tenta justificar sua prática ilegal devido aos impostos, ao monopólio da concessionária de energia e mesmo à oferta de terceiros. A principal contribuição deste estudo é ampliar o conhecimento relacionado aos aspectos de ética e práticas ilegais do consumidor. DOI: 10.5585/remark.v10i2.2249

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Ferreira Santos, FACE/FUMEC

Doutorando em Administração pela FACE-FUMEC MG; Mestre em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo (2004); Especialista em Marketing pela ESPM-RJ (2001).

Cid Gonçalves Dias, FACE/FUMEC

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001). Coordenador do Programa de Mestrado e Doutorado da FACE/FUMEC. Professor Visitante do Massachusetts Institute Of Technology.

Eduardo Anderson Ramos, FACE/FUMEC

Mestrando pelo Programa de Mestrado em Administração da FACE/FUMEC

José Adalberto Ferreira, FACE/FUMEC

Mestrando pelo Programa de Mestrado em Administração da FACE/FUMEC

Downloads

Publicado

06.12.2011

Como Citar

Santos, M. F., Dias, C. G., Ramos, E. A., & Ferreira, J. A. (2011). Práticas Ilegais dos Consumidores. Uma Análise do “gato” na Rede de Energia Elétrica. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 10(2), 03–29. https://doi.org/10.5585/remark.v10i2.2249

Edição

Seção

Artigos