O Papel da Subjetividade na Construção da Identidade Metrossexual

Autores

  • Michele Araujo da Costa Oliveira Mestrado Profissional em Gestão Empresarial da Faculdade Boa Viagem (MPGE/FBV) e ASPER - Associação Paraibana de Ensino Renovado
  • André Luiz Maranhão de Souza Leão UFPE

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v10i1.2210

Palavras-chave:

Consumo Metrossexual, Identidades Pós-modernas, Pesquisa Qualitativa.

Resumo

Cada vez mais a questão da identidade tem sido debatida. As identidades que eram vistas como sólidas e fixas, hoje, com o “sujeito pós-moderno”, começam a se fragmentarem. Fala-se, assim, em identidade cultural, ou seja, o sujeito construído a partir do cultural e do ambiente que ocupa. A questão do gênero é uma dessas construções. Se antes se pensava a identidade de gênero como algo biológico, hoje é observado como construção cultural. Neste aspecto, algumas abordagens sobre gênero focam essa construção da identidade e a sua relação com o consumo, assim, o consumo passa a desempenhar papel central na construção das identidades. Tendo em vista esse novo panorama em relação à identidade observamos que, dentre dessas novas possibilidades de identidade de gênero, surge a identidade metrossexual. O presente estudo teve por objetivo compreender a construção da identidade metrossexual por meio do consumo. Para tal, realizamos entrevistas em profundidade com sujeitos identificados pelo seu comportamento de consumo metrossexual. Uma das conclusões a que chegamos foi a de que esta identidade tem na subjetividade um de seus elementos constituintes. O artigo apresenta e discute como a subjetividade se demonstra como elemento constituinte desta identidade pós-moderna. DOI: 10.5585/remark.v10i1.2210

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Luiz Maranhão de Souza Leão, UFPE

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor adjunto do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Pernambuco (DCA/UFPE). Membro permanente do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco (PROPAD/UFPE). Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 (CNPq). Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Inovação, Tecnologia e Consumo (GITEC).

Downloads

Publicado

05.09.2011

Como Citar

Oliveira, M. A. da C., & Leão, A. L. M. de S. (2011). O Papel da Subjetividade na Construção da Identidade Metrossexual. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 10(1), 177–202. https://doi.org/10.5585/remark.v10i1.2210

Edição

Seção

Artigos