Evolução do Sistema de Franquias no Brasil

Autores

  • Aloisio Soares Lima Fagammon
  • Rosemar Martins Luna Fagammon
  • Ana Rosa de Sousa Fagammon

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v11i1.2261

Palavras-chave:

Evolução. Sistema de franquia. Licenciamento. Relação franqueador/franqueado.

Resumo

A cada ano cresce no Brasil o interesse pelo sistema de franquias, e para continuidade de uma boa relação entre as partes em longo prazo, o controle do franqueador sobre as possíveis fontes de conflito parece ser fator relevante. Neste trabalho teve-se como objetivos verificar as vantagens do sistema de franquia, verificar os níveis de satisfação de franqueadores e franqueados em relação ao sistema de franquia e também demonstrar as diferenças nos aspectos legais dos sistemas de licenciamento e franquia. A pesquisa foi executada em três etapas. Inicialmente, foram levantados dados do setor que têm demonstrado o grande avanço do segmento na economia brasileira. Na sequência, uma comparação dos sistemas de franquia e licenciamento também foi realizada. Por fim, foram selecionados e aplicados questionários às empresas franqueadoras através de e-mails e em seguida, às unidades franqueadas. A amostra foi composta por 45 empresas franqueadoras em seis segmentos distintos e 270 unidades franqueadas. A partir da análise de dados foram identificadas características do relacionamento das partes, especialmente aquelas associadas ao valor da marca, à gestão de marketing, à comunicação intra-rede e à satisfação com o investimento na franquia empresarial. Percebeu-se relativa associação entre o segmento de atuação do franqueado e o respectivo nível de satisfação, bem como a associação com o tempo de operação do negócio. DOI: 10.5585/remark.v11i1.2261

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Publicado

03.05.2012

Como Citar

Lima, A. S., Luna, R. M., & de Sousa, A. R. (2012). Evolução do Sistema de Franquias no Brasil. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 11(1), 94–112. https://doi.org/10.5585/remark.v11i1.2261

Edição

Seção

Artigos