Ensaio sobre a Análise de Desempenho em Marketing e Aplicação de Métricas

Autores

  • Leandro Angotti Guissoni Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM/SP
  • Marcos Fava Neves FEA/USP Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v12i4.2535

Palavras-chave:

Marketing, Análise do Desempenho em Marketing, Métricas de Marketing

Resumo

Analisar o desempenho das atividades de marketing de maneira a tornar o embasamento das decisões na área menos subjetivo torna-se cada vez mais relevante. É, também, uma alternativa para que o marketing não seja considerado apenas como uma área tática nas organizações e assuma seu papel estratégico na continuidade dos negócios. Nesse contexto, há oportunidades para que a pesquisa em marketing investigue os efeitos das atividades de marketing por meio da aplicação de métricas. Apesar do seu destaque em periódicos e nos mercados maduros, por esse ser ainda um polêmico tema, de crescente importância e com poucas pesquisas aplicadas ao Brasil, um ensaio teórico foi realizado. Este ensaio pretende contribuir com a literatura de marketing de duas maneiras: i) por meio da organização da revisão da literatura sobre o tema, apresentando uma visão detalhada do desenvolvimento do tema desde a década de 1960 até o ano de 2012; ii) identificando oportunidades de pesquisa relacionadas ao tema que estimulem os debates relacionados a ele em futuras pesquisas.

 

DOI: 10.5585/remark.v12i4.2535

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Angotti Guissoni, Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM/SP

Doutor em Administração de Organizações pela FEA-RP/USP com período Sandwich na Darden School of Business, EUA Mestre em Administração de Organizações pela FEA-RP/USP; Membro acadêmico qualificado do Marketing Science Institute Professor de Marketing na ESPM-SP e na FAAP

Marcos Fava Neves, FEA/USP Ribeirão Preto

Professor titular de Marketing e Estratégia da FEA-USP Ribeirão Preto, no departamento de Administração. Professor Adjunto na Purdue University, EUA

Downloads

Publicado

27.12.2013

Como Citar

Guissoni, L. A., & Neves, M. F. (2013). Ensaio sobre a Análise de Desempenho em Marketing e Aplicação de Métricas. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 12(4), 201–229. https://doi.org/10.5585/remark.v12i4.2535