Estudio del Proceso de Fidelización del Consumidor Final

Autores

  • Juan Carlos Fandos Universitat Jaume I
  • Marta M. Estrada Universitat Jaume I
  • Diego Monferrer Universitat Jaume I
  • Luis Callarisa Universitat Jaume I

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v12i4.2500

Palavras-chave:

Processo de fidelidade, Custos de Mudança de Comportamento do Consumidor

Resumo

Para cada negócio é importante para manter uma clientela fiel a ele para ajudá-lo a sobreviver no tempo. Esta situação ainda é acentuada na medida em que aumenta a concorrência e aumenta incerteza. No momento estas são duas características que são realmente desenvolvidos. Por causa da profunda crise em que estamos, e outros elementos, tais como a globalização eo desenvolvimento de novas tecnologias e sistemas de comunicação que enfrentamos um cenário manifesta enorme concorrência e incerteza encontrar. É, portanto, mais do que nunca necessário conhecer em profundidade como conseguir clientes para ser leal, e desenvolver verdadeiras estratégias de fidelização. Neste artigo, apresentamos seqüencial de formação abordagem lealdade do consumidor a fim de aprofundar a compreensão do conceito. Além disso, podemos concluir estudar o efeito combinado dos custos de comutação como um elemento que promove a continuidade com a relação. Isso dá ao consumidor faz um processamento cognitivo mais informações em suas primeiras avaliações do serviço recebido e, portanto, em seus estágios iniciais de lealdade. À medida que o processo avança o comportamento do consumidor torna-se mais direta e mecânica, de modo que o vínculo cliente-empresa pode dizer que é mais forte.

 

DOI: 10.5585/remark.v12i4.2500

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Publicado

27.12.2013

Como Citar

Fandos, J. C., Estrada, M. M., Monferrer, D., & Callarisa, L. (2013). Estudio del Proceso de Fidelización del Consumidor Final. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 12(4), 108–127. https://doi.org/10.5585/remark.v12i4.2500