Temos que pegar todos! - Discursos identitários sobre o consumo de Pokemon GO no Brasil

Autores

  • André Luiz Maranhão de Souza-Leão Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Pernambuco
  • Bruno Melo Moura Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5585/bmj.v17i6.3830

Palavras-chave:

Identidade. Estigma. Pokemon GO. Analise de Discurso Foucaltiana.

Resumo

Objetivo: O lançamento do game Pokemon GO gerou um frenesi nunca antes visto no Brasil em relação a um jogo de videogame e revelou ao país a existência de um público aficionado por cultura pop e tecnologia, os chamados nerds. A tomada das cidades pelos caçadores de monstrinhos virtuais teve uma enorme repercussão na grande mídia e levou diferentes públicos a se posicionarem a respeito. Assumindo o consumo como prática identitária, o presente trabalho teve o objetivo de analisar a constituição identitária dos usuários brasileiros do Pokemon GO por meio dos discursos que se estabeleceram a partir do anúncio do lançamento do jogo no país.

Método: Adotamos a Análise de Discurso Foucaultiana (ADF), que evidencia como certos discursos revelam regularidades. O corpus de pesquisa foi formado por matérias veiculadas durante vinte meses, a partir do anúncio do produto.

Relevância: O público nerd tem ganho importância social e econômica, tanto pela relevância da cultura pop no mundo contemporâneo, quanto pelo crescimento da indústria do entretenimento.

Resultados: Identificamos duas formações discursivas relacionadas ao consumo do Pokemon GO no Brasil: uma referente à busca de legitimidade da identidade nerd e outra ao estigma a essa imputado.

Contribuição metodológica: A pesquisa apresenta uma operacionalização sistematizada do método foucaultiano.

Contribuição teórica: Os achados levam ao entendimento do consumo nerd como uma arena de política da identidade.

Contribuição social: O estudo põe em evidência uma identidade social que, a despeito de seu relevo econômico, ainda se caracteriza como minoritária.


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Biografia do Autor

André Luiz Maranhão de Souza-Leão, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Pernambuco

de Souza-Leão holds a PhD degree in Management from Federal University of Pernambuco, where he is associate professor at the Management Department (DCA/UFPE) and faculty member of the Management Graduate Program (Propad/UFPE). He is fellow research of the National Council for Scientific and Technological Development (CNPq), ad hoc consultant for CNPq and Capes - Higher Level Personnel Improvement Coordination, referee for several journals and scientific meetings, and coordinator of projects sponsored by research funding agencies. His publication is mainly on brands and consumer culture. Current research focuses on the entertainment industry, considering both media products and the activities and productions of its fans, under a post-structuralist perspective, following the agenda of the Circle of Fan, Media and Entertainment Studies.

Bruno Melo Moura, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Pernambuco

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Pernambuco (Propad/UFPE).

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Publicado

20.09.2018

Como Citar

de Souza-Leão, A. L. M., & Moura, B. M. (2018). Temos que pegar todos! - Discursos identitários sobre o consumo de Pokemon GO no Brasil. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 17(6), 895–913. https://doi.org/10.5585/bmj.v17i6.3830