Beleza Materna: Mudanças no Self e no Consumo

Autores

  • Amanna Ferreira Peixoto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB
  • Patrícia Karla de Mesquita Silva Universidade Federal da Paraíba - UFPB, Paraíba
  • Nelsio Rodrigues de Abreu Universidade Federal da Paraíba - UFPB, Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5585/bmj.v17i6.3785

Palavras-chave:

Maternidade. Consumo. Beleza. Self.

Resumo

 

Objetivo: identificar a percepção sobre corpo e sobre aparência enquanto componentes do self de recém-mães e as suas práticas de consumo voltados à beleza

Metodologia: Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com seis mães de pelo menos uma criança com até dois anos de idade. Utilizou-se análise de conteúdo com o uso de categorias temáticas.

Principais resultados: obteve-se que a visão do self até a ideia de self estendido das mulheres que se tornam mães são alteradas. As preferências de compra e os cuidados com a beleza são colocados em segundo plano diante do cuidado com o filho e das demais atividades do lar e do trabalho. Verificou-se a cobrança ou a expectativa pela volta ao corpo antes da gestação por pessoas do convívio das mães, embora ocorra também a cobrança individual. Percebe-se que a aparência requerida no processo da maternidade é influenciada em alguma medida pelos padrões e comportamentos de consumo exigidos pela sociedade no tocante à mulher.

Contribuições teóricas: Este estudo contribui para o corpo de conhecimentos que envolve comportamento de consumo e self em suas diferentes transições ao longo da vida, aqui, especificamente, com recém-mães. 

Relevância/originalidade: O estudo de mulheres mães é um público pouco explorado na literatura. Elas são recorrentemente cobradas a seguir o padrão de beleza legitimado socialmente, trazendo implicações na sua autoestima e que vai, em alguma medida, influenciar no comportamento de consumo.

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Biografia do Autor

Amanna Ferreira Peixoto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB

Doutoranda em Administração pelo PPGA/UFPB. Mestre em Administração PPGA/UFPB. Graduada em Administração pelo Centro Universitário de Brasília. Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). Áreas de interesse: Marketing e Sistemas de Informação

Patrícia Karla de Mesquita Silva, Universidade Federal da Paraíba - UFPB, Paraíba

Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007) e mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010). Atualmente é Redator de TV da Universidade Federal da Paraíba. Como docente atua principalmente nos seguintes temas: Marketing, Qualidade, Satisfação

Nelsio Rodrigues de Abreu, Universidade Federal da Paraíba - UFPB, Paraíba

Possui Doutorado em Administração pela Universidade Federal de Lavras - UFLA, Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL e Graduação em Administração pela Universidade Federal de Viçosa - UFV. Atualmente é Professor Associado II da Universidade Federal de Paraíba/UFPB, lecionando no Curso de Administração do Departamento de Administração/DA e no Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA/UFPB. Líder do Grupo de Pesquisa Consumo e Cibercultura - GPCiber. Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: Marketing, Consumo e Cultura.

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Publicado

20.09.2018

Como Citar

Peixoto, A. F., Mesquita Silva, P. K. de, & Abreu, N. R. de. (2018). Beleza Materna: Mudanças no Self e no Consumo. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 17(6), 866–880. https://doi.org/10.5585/bmj.v17i6.3785