Brand Love no Setor de Cosméticos: Uma Análise Comparativa das Revendedoras de uma Marca Global do Brasil e do México

Autores

  • Maria Helena Bernardo UNIMEP
  • Antonio Carlos Giuliani UNIMEP
  • Nadia Kassouf Pizzinatto UNIMEP
  • Thel Augusto Monteiro UNIMEP

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v17i1.3837

Palavras-chave:

Brand Love, Estratégias de Marketing, ZMET.

Resumo

Este artigo teve como propósito central investigar a relação existente entre o amor à marca com a profissional de vendas diretas de uma marca global de cosméticos. Para isso, utilizou-se como procedimento metodológico uma pesquisa com 20 revendedoras dessa marca, sendo 10 do Brasil e 10 do México, países onde há maior concentração de vendas. Para a coleta de dados, adotou-se uma metodologia qualitativa por meio da utilização do método ZMET. Os resultados foram analisados de acordo com a Teoria Triangular do Amor de Robert Sternberg e revelaram que as revendedoras brasileiras expressam o amor romântico ao demonstrarem paixão e intimidade com a marca. Já as revendedoras mexicanas exprimem o amor inconsequente, baseado no alto grau de interesse e desejo de experimentação. Com o conhecimento dessas emoções, torna possível o planejamento de estratégias de aproximação tendo como base a cultura onde a organização está inserida.

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Biografia do Autor

Maria Helena Bernardo, UNIMEP

AdministraçãoMarketing

Antonio Carlos Giuliani, UNIMEP

AdministraçãoMarketing

Nadia Kassouf Pizzinatto, UNIMEP

AdministraçãoMarketing

Thel Augusto Monteiro, UNIMEP

AdministraçãoMarketing

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Publicado

01.02.2018

Como Citar

Bernardo, M. H., Giuliani, A. C., Pizzinatto, N. K., & Monteiro, T. A. (2018). Brand Love no Setor de Cosméticos: Uma Análise Comparativa das Revendedoras de uma Marca Global do Brasil e do México. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 17(1), 19–30. https://doi.org/10.5585/remark.v17i1.3837

Edição

Seção

Artigos