Proposta de Modelo Conceitual de Atitudes Implícitas e Explícitas no Varejo

Autores

  • Flavio Santino Bizarrias Universidade Nove de Julho
  • Marcelo Moll Brandão Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v16i4.3664

Palavras-chave:

Atitudes Implícitas e Explícitas, Varejo, Comportamento do consumidor, Interações Sociais.

Resumo

Atitudes duplas, uma mais refletida (consciente) e outra mais impulsiva (inconsciente, ou automática) podem ser desenvolvidas em relação a um mesmo objeto de atitude. Ao mesmo tempo, a maior parte das pesquisas em comportamento do consumidor no varejo estuda as influências de marketing e do ambiente sobre o consumidor, e poucos estudos observam as influências que os próprios consumidores exercem entre si.  O varejo é um espaço compartilhado em que as atitudes duplas podem ser observadas, sob as influências sociais. Este trabalho propõe um modelo conceitual para estudo de fenômenos de consumo no varejo que estejam sujeitos a divergência de avaliações conscientes e inconscientes dos consumidores. Estabelecemos ainda proposições teóricas fundamentadas no modelo conceitual em um campo de pesquisa que ainda é pouco desenvolvido no âmbito de marketing. Soma a isso o potencial dos fenômenos estudados por meio de processos duplos de formação e mudança de atitudes produzirem conclusões complementares ou até diferentes para pesquisadores e gestores.

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Biografia do Autor

Flavio Santino Bizarrias, Universidade Nove de Julho

Departamentpo nde Gerenciais, em disciplinas da área de marketing.

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Publicado

13.09.2017

Como Citar

Bizarrias, F. S., & Brandão, M. M. (2017). Proposta de Modelo Conceitual de Atitudes Implícitas e Explícitas no Varejo. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 16(4), 454–468. https://doi.org/10.5585/remark.v16i4.3664