A solidão na cibercultura e o discurso do consumo consciente: um estudo da campanha “#usarbempegabem” da vivo

Autores

  • Rafael dos Santos Morato UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
  • Mariana Torreao Brito Arcoverde UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
  • Maria Virgínia Leal UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v16i1.3311

Palavras-chave:

Solidão na cibercultura, Ciberespaço, Discurso organizacional, Ethos discursivo

Resumo

O artigo se propõe a refletir sobre o discurso da empresa de telefonia Vivo na campanha publicitária #UsarBemPegaBem, que faz um apelo ao público a favor do uso consciente da internet em celulares e demais aparelhos eletrônicos. Embora configure uma aparente contradição o fato de que uma companhia que obtém seus lucros através da internet móvel advogue o seu uso moderado, buscamos imergir nos fatores que representariam a possível fundamentação desse discurso, como a hodierna solidão na cibercultura, a superficialidade das representações no ciberespaço e outras prováveis causalidades. Ademais, pincelamos brevemente a questão da Responsabilidade Social Empresarial e sua  influência  no  discurso  organizacional.  Levando em  conta  o  ethos enunciativo nos termos propostos por Maingueneau, propusemos uma análise dos vídeos institucionais da empresa, a fim de identificar a mudança no tom e indagar sobre a imagem enfim alcançada pela Vivo através das peças fílmicas e fórmulas propagandísticas produzidas sob a rubrica #PegaBem.

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Biografia do Autor

Rafael dos Santos Morato, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Mestrando em Direitos Humanos pelo Programa de Pós-graduação em Direitos Humanos da Universidade Federal de Pernambuco(UFPE); Graduado em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP); Advogado; Servidor técnico-administrativo da (UFPE)

Mariana Torreao Brito Arcoverde, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Mestranda em Direitos Humanos pelo Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos da Universidade Federal de Pernambuco - PPGDH/UFPE. Especialista em Direito, Logística e Negócios Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR Graduada em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. 

Maria Virgínia Leal, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Professora Associada IV do Setor de Linguística do Departamento de Letras/UFPE. Doutora em Semiótica e Linguística pela USP/Université Paris X; atua nos Programas de Pós-graduação em Letras (PPGL) e em Direitos Humanos (PPGDH), ambos na UFPE. Foi professora da UNICAP, UFAL e PUCSP, Coordenou acordos de cooperação internacional nas áreas da Linguística (Universidade de Coimbra e MEC/Embaixada da França no Brasil) e das Artes (The Brazilian Endowment for the Arts/NY/USA).

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Publicado

31.03.2017

Como Citar

Morato, R. dos S., Arcoverde, M. T. B., & Leal, M. V. (2017). A solidão na cibercultura e o discurso do consumo consciente: um estudo da campanha “#usarbempegabem” da vivo. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 16(1), 55–67. https://doi.org/10.5585/remark.v16i1.3311

Edição

Seção

Artigos