“Senhora está no céu!” Estudo sobre o Uso do Pronome de Tratamento em Lojas de Vestuário Feminino

Autores

  • Fabio Antonialli Universidade Federal de Lavras
  • Kelly Carvalho Vieira UFLA
  • Luiz Marcelo Antonialli Universidade Federal de Lavras
  • Daniel Carvalho Rezende Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v14i2.2820

Palavras-chave:

Atendimento no varejo, Vestuário Feminino, Pronomes de Tratamento

Resumo

O atendimento pessoal é essencial para a satisfação dos clientes, visto que os consumidores estão buscando por um atendimento cada vez menos formal. O setor de vestuários está ligado às modificações nas relações sociais, é rico em conteúdo simbólico, permitindo a observação dos aspectos expressivos da cultura material, assim como o uso dos pronomes de tratamento principalmente 'você' e 'senhora'. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi identificar a opinião das consumidoras em relação ao pronome de tratamento usado pelos funcionários em lojas de vestuário feminino. Os dados foram tabulados e processados por meio do software SPSS. Foram utilizadas técnicas de estatística descritiva (distribuição de frequência e tabulações cruzadas), testes não-paramétricos (teste qui-quadrado) e técnicas multivariadas, como a análise de cluster e análise discriminante. Observou-se que, principalmente para o grupo de mulheres com idade entre 30 e 40 anos o uso do pronome 'senhora' pode acarretar insatisfação e até desistência de compra. Ademais, o trabalho contribui no sentido de direcionar os gestores e equipes de treinamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30.06.2015

Como Citar

Antonialli, F., Vieira, K. C., Antonialli, L. M., & Rezende, D. C. (2015). “Senhora está no céu!” Estudo sobre o Uso do Pronome de Tratamento em Lojas de Vestuário Feminino. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 14(2), 193–207. https://doi.org/10.5585/remark.v14i2.2820

Edição

Seção

Artigos