Um Novo Olhar sobre o Planejamento de Marketing dos Produtos Populares: Estudo Exploratório com Empresas do Setor Eletroeletrônico no Brasil.

Autores

  • Evange Elias Assis PUC-SP
  • Francisco Antonio Serralvo PUC-SP
  • Karen Perrotta Lopes de Almeida Prado Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v14i2.2872

Palavras-chave:

planejamento de marketing, produtos populares, eletroeletrônicos, inovação em produto

Resumo

O aumento do consumo de produtos eletroeletrônicos pela população de menor renda representou uma oportunidade de crescimento para as empresas do setor. Este artigo tem como propósito central investigar como as empresas do setor eletroeletrônico planejam o marketing para produtos populares. O estudo, de caráter exploratório, foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica e pesquisa empírica a qual foi conduzida em duas fases combinando as abordagens qualitativa e quantitativa. A população pesquisada consistiu em empresas associadas à Associção Nacional dos Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (ELETROS). Os resultados indicaram que em 87,5% dos casos o planejamento de marketing se concentra no produto. As empresas preocupam-se em diferenciar os produtos populares no mercado principalmente pelo design(87,5%) e inovação(62,5%). Neste contexto, parece que a oportunidade de crescimento das empresas do setor eletroeletrônico pode ser potencializada ao se implementarem planejamentos de marketing específicos para produtos populares. A inovação é necessária em todos os processos, desde a elaboração do projeto de desenvolvimento do produto até a sua distribuição.

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Biografia do Autor

Evange Elias Assis, PUC-SP

Pontifícia Universidade Católica de São PauloDoutorado em Ciências da Comunicação - USP

Francisco Antonio Serralvo, PUC-SP

Pontifícia Universidade católica de São PauloPós-doutorado em Administração - Universidade de Santiago de Compostela

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Publicado

30.06.2015

Como Citar

Assis, E. E., Serralvo, F. A., & Prado, K. P. L. de A. (2015). Um Novo Olhar sobre o Planejamento de Marketing dos Produtos Populares: Estudo Exploratório com Empresas do Setor Eletroeletrônico no Brasil. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 14(2), 179–192. https://doi.org/10.5585/remark.v14i2.2872

Edição

Seção

Artigos