Marketing de Patentes à Inovação: Um Estudo Multicaso em Universidades Brasileiras

Autores

  • Felipe de Almeida Malvezzi Universidade Federal de Lavras
  • Andre Luiz Zambalde Universidade Federal de Lavras
  • Daniel Carvalho de Rezende Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v13i5.2557

Palavras-chave:

Gestão da inovação, Marketing, Transferência de tecnologia, Propriedade intelectual, Núcleo de inovação tecnológica

Resumo

Formas de tornar as patentes de universidades brasileiras em inovação têm sido discutidas tanto pela academia quanto pelos órgãos financiadores visando gerar, além de conhecimento, benefícios sociais e econômicos para a universidade e para a sociedade em geral. Nesse sentido, esta pesquisa teve como objetivo compreender as estratégias e práticas de marketing desenvolvidas por universidades brasileiras para a promoção e comercialização de registros de patentes, visando à inovação. O pressuposto para esta investigação é que a utilização das estratégias de marketing constitui um aspecto necessário e fundamental para o sucesso da transferência de patentes quando se vislumbra a inovação tecnológica. A pesquisa é exploratória com abordagem qualitativa fundamentada em referencial teórico, documental, entrevistas e estudo multicaso. Após levantamento e análise dos dados envolvendo a UNICAMP, USP e UFMG na promoção e comercialização de seus registros de patentes, observou-se que as principais práticas de marketing identificadas foram: inventário e classificação de patentes, agentes de inovação, comunicação integrada de marketing, vitrine tecnológica, resumo executivo de patentes, promoção de eventos e visitas institucionais. Conclui-se ainda, no contexto do marketing na gestão da inovação na universidade, que o maior desafio é conseguir trabalhar a inovação radical e a incremental de forma diferente e simultaneamente, pois ambas são necessárias para o desenvolvimento científico e tecnológico a curto e longo prazo.

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Biografia do Autor

Felipe de Almeida Malvezzi, Universidade Federal de Lavras

Mestre em Administração - Gestão Estratégica, Marketing e Inovação - pela Universidade Federal de Lavras. Professor Assistente do UNIVAG.

Andre Luiz Zambalde, Universidade Federal de Lavras

PhD em Ciência da Computação pela UFMG e em Sistemas e Tecnologias de Informação pela UNINOVA. Professor Adjunto da UFLA.

Daniel Carvalho de Rezende, Universidade Federal de Lavras

PhD em Marketing pela Lancaster University. Professor Adjunto da UFLA.

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Publicado

06.11.2014

Como Citar

Malvezzi, F. de A., Zambalde, A. L., & Rezende, D. C. de. (2014). Marketing de Patentes à Inovação: Um Estudo Multicaso em Universidades Brasileiras. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 13(5), 109–123. https://doi.org/10.5585/remark.v13i5.2557

Edição

Seção

Artigos