Análise Crítica do Discurso na Propaganda de Lançamento do Citroën C3 Picasso

Autores

  • Edson Roberto Scharf FURB Universidade de Blumenau
  • Aléssio Bessa Sarquis UNISUL Universidade do Sul de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v13i3.2525

Palavras-chave:

Propaganda. Branding. Propaganda transformativa. Análise crítica do discurso. Lançamento de automóveis.

Resumo

O objetivo deste estudo foi identificar o tipo de propaganda veiculada no lançamento de novos produtos do setor automobilístico no Brasil. A campanha publicitária ‘Citroën C3 Picasso. A vida elevada ao cubo’ foi a plataforma de estudo. A análise crítica de discurso segundo os preceitos de Fairclough (1995) foi adotada como método. As peças publicitárias evidenciaram que a linguagem da propaganda no lançamento de produtos no setor automobilístico é de teor emocional. Os resultados obtidos confirmaram o uso da propaganda transformativa como protagonista da campanha publicitária de lançamento de determinado automóvel no Brasil.

 

DOI: 10.5585/remark.v13i3.2525

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Biografia do Autor

Edson Roberto Scharf, FURB Universidade de Blumenau

PPGAD/FURB Programa de Pós-Graduação em Administração

Aléssio Bessa Sarquis, UNISUL Universidade do Sul de Santa Catarina

Programa de Pós-Graduação em Administração

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Publicado

11.08.2014

Como Citar

Scharf, E. R., & Sarquis, A. B. (2014). Análise Crítica do Discurso na Propaganda de Lançamento do Citroën C3 Picasso. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 13(3), 36–48. https://doi.org/10.5585/remark.v13i3.2525

Edição

Seção

Artigos