Marketing de Relacionamento em Diferentes Níveis de Contato em Redes Associativistas de Varejo

Autores

  • Leonardo Aureliano da Silva Universidade Nove de Julho
  • Renato Ferreira Pimenta Universidade Nove de Julho
  • Evandro Luiz Lopes Universidade Nove de Julho
  • Edna de Souza Machado Santos Universidade Nove de Julho

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v11i2.2289

Palavras-chave:

Marketing de Relacionamento, Redes Associativistas, Pequenas e Médias Empresas

Resumo

Melhorar a competitividade organizacional tornou-se uma força motriz para as empresas nacionais, em função da entrada de empresas estrangeiras. Para que este desenvolvimento ocorra, a formação de redes vem sendo uma estratégia muito utilizada. Entender como o Marketing de Relacionamento acontece em redes associativistas é o objetivo central deste estudo. Ressalta-se que este estudo focou-se no nível 2 – relacionamento entre a associação e pizzarias associadas, direcionado pela seguinte pergunta de pesquisa: Como ocorre o marketing de relacionamento em uma associação de varejo? O método utilizado foi o de pesquisa exploratória com uma abordagem qualitativa. O objeto de pesquisa foi a Associação Pizzarias Unidas localizada no bairro do Pacaembu na Cidade de São Paulo. Os principais resultados apontaram para a formação de quatro blocos que sustentam o Marketing de Relacionamento em redes associativistas de varejo, (1) atividades ligadas à gestão do cliente; (2) atividades ligadas ao monitoramento do ambiente; (3) atividades ligadas à gestão da associação e (4) atividades ligadas ao monitoramento da concorrência. Algumas atividades aparecem apenas em um dos quatro blocos, outras aparecem em mais de um bloco, pois ocorre uma sobreposição das atividades sustentadas pelo Marketing de Relacionamento. DOI: 10.5585/remark.v11i2.2289

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Publicado

05.09.2012

Como Citar

da Silva, L. A., Pimenta, R. F., Lopes, E. L., & Santos, E. de S. M. (2012). Marketing de Relacionamento em Diferentes Níveis de Contato em Redes Associativistas de Varejo. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 11(2), 178–202. https://doi.org/10.5585/remark.v11i2.2289

Edição

Seção

Artigos